1º CICOR encerra com ótimos resultados


Matérias do autor


18 de agosto de 2019

Tempo de Leitura: 2 minutos

1º CICOR encerra com ótimos resultados


Entre os dias 16 e 17 de agosto, a cidade de Passo Fundo foi sede do 1º CICOR – Congresso do Instituto do Coração de Passo Fundo. Onze palestrantes de renome nacional na cardiologia compartilharam seus estudos e colocaram em discussão temas relevantes da área.

Passo Fundo é um centro regional de medicina e um centro regional de educação médica. As três faculdades de medicina formam cerca de 200 profissionais médicos por ano e, segundo o médico cardiologista do ICOR, Dr. Carlos Alberto Mattos, a integração entre assistência médica e educação médica é fundamental. “O programa de palestras que compôs o congresso de cardiologia do ICOR envolveu temas atuais e relevantes da cardiologia, que interessam a todos que trabalham nessa área e, também, aqueles que não trabalham diretamente na área da cardiologia. Efetivamente nós tivemos sucesso porque os palestrantes vieram de outros lugares do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de São Paulo e trouxeram informações preciosas para todos”, destacou.

Integrantes do ICOR – Instituto do Coração de Passo Fundo

Mais de 200 profissionais da região, entre médicos cardiologistas, residentes e demais profissionais da área da saúde participaram do evento, que superou as expectativas dos organizadores. Segundo o médico cardiologista do ICOR, Dr. Tiago Vendruscolo, o evento veio para suprir a falta de discussões científicas sobre cardiologia na região. “Nossa cidade é um centro de cardiologia e medicina de ponta já há muitos anos, mas faltava alguma coisa para agregar conhecimento e trazer essas questões científicas. Então nós partimos dessa ideia, buscamos recursos, pessoas conhecidas, organizamos o cronograma e até não esperávamos que teríamos uma resposta tão boa. Dois dias antes do termino das inscrições tivemos que encerrá-las pois não haviam mais vagas! Tivemos casa cheia, um publico presente até o final do Congresso nos dois dias. Nós estamos realizados e satisfeitos com o congresso pois era um sonho nosso realiza-lo em Passo Fundo”, comentou.

Dr. Carlos Alberto Mattos e Dr. Oscar Dutra

Entre os palestrantes estava o Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Dr. Oscar Dutra, que destacou a importância do evento para a região. “O Congresso significa a divulgação de conceitos e de novidades dentro da cardiologia, que envolve não só o uso de drogas e medicamentos, mas também a possibilidade de que a população tenha a noção de que aqui em Passo Fundo e na região existem pessoas que fazem o tratamento completo daquilo que mais nos aflige, que é a síndrome isquêmica aguda, ou seja, infarto agudo do miocárdio, por conta de que existem serviços de cardiologia intervencionista gabaritados, com profissionais de altíssima qualidade científica”, disse.

O Instituto do Coração de Passo Fundo pretende fazer do Congresso uma atividade regular, que terá sua próxima edição no primeiro semestre de 2020. “Atingimos os nossos objetivos e pretendemos nos próximos anos manter regularmente essa atividade, pois a aproximação das pessoas, a ação coletiva é de fundamental importância pra que se tenha uma evolução na assistência médica das pessoas”, afirmou Dr. Mattos.

Confira a cobertura completa do evento nas fotos de Daniel Tatsch:

 

 



Veja também