Dia do Médico: A agenda de Ornella Cassol


Matérias do autor


18 de outubro de 2017

Tempo de Leitura: 2 minutos

Dia do Médico: A agenda de Ornella Cassol


Como são os horários e a rotina de um médico? Que horas ele acorda? Como se divide entre consultas e cirurgias? Para responder a essas perguntas (e outras curiosidades), fomos conversar com a médica coloproctologista Ornella Sari Cassol, que dividiu com a gente um pouco da sua rotina

Passo Fundo, 29 de setembro de 2017
5h30 – Hora de acordar
6h – Academia
7h30 – Cirurgia de doença hemorroidária
8h30 – Visita a cinco pacientes internados no Hospital da Cidade
10h – Procedimento de Colonoscopia
12h – Pausa para o almoço
13h – Atendimento no consultório em Passo Fundo: 10 pacientes para a tarde
18h – Mais uma visita aos pacientes internados no Hospital da Cidade
19h – Fim de expediente

Os dias da médica coloproctologista nunca são iguais. Às vezes tem cirurgias, procedimentos de colonoscopia, atendimento a pacientes no consultório, visitas ao Hospital, descolamento entre as cidades em que atende – e às vezes ela tem todas essas atividades em um dia só. O que nunca muda é o horário de acordar: às 5h30. A médica conta que gosta de ter uma rotina bem agitada e preza pela atividade física durante a manhã, que dá a ela a energia que precisa para o resto do dia.

Normalmente às 6h, ela vai para a academia, atividade que faz duas vezes na semana. Ela também tem a corrida como uma paixão, e faz questão de correr três vezes na semana, durante a manhã.  O dia de trabalho da médica começa sempre após a atividade física!

Por mais corrido que seja o seu dia, Ornella sempre consegue concilia-lo a uma alimentação saudável e balanceada. Tudo começa pelo café da manhã, que conta com frutas e pão integral, e o dia segue com refeições entre os intervalos indicados: lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

Além de atender em Passo Fundo, Ornella atende em Marau, em todas as quintas-feiras, durante todo o dia, e em Carazinho, cidade em que está começando o seu atendimento e vai de 15 em 15 dias na segunda-feira pela manhã. Além de se comprometer com a qualidade do atendimento de todos os seus pacientes da região, Ornella também tem um tempo reservado aos estudos e a atualização. Ela cursa seu mestrado em Santa Cruz do Sul, e tem aulas presenciais uma vez por mês, durante a sexta-feira e o sábado. A médica também não dispensa a participação em Congressos, dos quais já sabe com meses de antecedência para poder organizar a agenda. “Eu tenho a minha agenda pessoal sempre com horários bem definidos, sou bem organizada nesse sentido. Tenho alguns horários livres durante a semana que são para cirurgias, dois horários pré-definidos que são de colonoscopia e os de consultório também são fixos. Quando participo de Congressos, geralmente a semana anterior e a semana posterior a ele são bem agitadas, pois preciso atender a todos os pacientes que atenderia durante os dias de Congresso”, conta.

 



Veja também