8 erros com o filtro solar que você provavelmente está cometendo


Matérias do autor


18 de novembro de 2015

Tempo de Leitura: 5 minutos

8 erros com o filtro solar que você provavelmente está cometendo


O primeiro erro com o filtro solar é não usar nenhum. Até agora, todos nós sabemos que ficar muito tempo no sol pode aumentar o risco tanto de câncer de pele (o mais comum de todos os cânceres) e de envelhecimento precoce da pele. Em vista disto, um estudo australiano descobriu que o uso diário do filtro solar pode retardar os sinais de envelhecimento na pele.

Mas, mesmo aqueles de nós mais bem intencionados, podem cometer erros quando se trata de proteção solar – erros que podem ser caros para nossa pele. Então, agora que o verão está chegando, veja as dicas do Dr. David Leffel, professor de dermatologia e cirurgia da Faculdade de Medicina de Yale, e da Dra. Lisa Garner, dermatologista em Garland, Texas, para evitar oito dos mais erros comuns.

Antes das dicas, uma ressalva: FPS, que significa fator de proteção solar, aplica-se apenas aos raios UVB, que causam queimaduras solares, ou seja, você precisa olhar para as palavras “amplo espectro” em algum lugar no frasco para enfrentar os raios UVA prejudiciais à pele.

 

1 – Você está usando o mesmo frasco nos últimos três verões

protetor-solar-326x235

Quando se trata de filtro solar, a data de validade realmente importa. Os ingredientes ativos no filtro solar podem deteriorar com o tempo, o que significa que a proteção não será efetiva. Além disto, um frasco aberto é mais propenso a se tornar contaminado com germes ao longo do tempo, pois os conservantes também podem perder a eficácia. É importante ler as condições de armazenamento no rótulo também. Deixar o frasco no porta-luvas ou na sacola de praia pode ser conveniente, mas a exposição a altas temperaturas pode alterar a eficácia.

 

2 – Você conta com o fator de proteção da sua maquiagem

Uma base 2 em 1 com filtro solar certamente parece prática, mas não significa que funciona. Parte do problema é a quantidade: um pouquinho de base não é a mesma quantidade de filtro solar que você deveria aplicar na face. Seria necessário usar uma maquiagem bem pesada para se obter proteção solar adequada de uma base, o que a maioria das mulheres não faz. A maquiagem também vai desaparecendo ao longo do dia e a chance maior é de que você não reaplique religiosamente da forma que deveria fazer com o filtro solar. Em outras palavras, se a sua base promete alguma proteção adicional, ótimo. Mas você ainda precisa aplicar o filtro solar embaixo da maquiagem todos os dias. A boa notícia? Você pode investir em um 2 em 1 com hidratante mais filtro solar.

 

3 – Você só usa um pouquinho

protetor-solar-1

Quando se trata de filtro solar, menos não é mais. Na realidade, muitos de nós não usa o suficiente, o que significa que o produto não oferecerá toda  a sua proteção potencial. A regra clássica é usar uma xícara de filtro solar para cobrir todo o corpo. O problema é que as pessoas têm proporções diferentes, então o melhor é usar o suficiente para cobrir uniformemente a pele e massagear. Na dúvida, aplique mais. A quantidade necessária é sempre mais do que você acha que deve colocar.

 

4 – Você aplica o seu filtro solar no início do dia – e esquece dele depois disso

Se você estiver no sol, o protetor solar é suficiente para um máximo de duas horas, e dependendo do protetor solar não dura nem este tempo. A pele, literalmente,” usa” o ingrediente ativo da loção durante o tempo, o que significa o filtro não pode fazer mais nada. Suar e nadar faz com que o protetor solar se desgaste ainda mais rápido, por isso é melhor reaplicar a cada hora nessas condições. E não se esqueça de deixar o protetor solar reaplicado penetrar na pele por alguns minutos antes de mergulhar volta para a água, caso contrário, ele vai ser lavado fora.

 

5 – Você conta com um protetor solar à prova d’água quando você está nadando

0,,32939696,00

Acontece que não existe protetor solar “à prova d’água”. Na verdade, uma recentemente o FDA nem sequer permite que a palavra seja usada em frascos de protetor solar (da mesma forma que “à prova de suor” ou “bloqueador solar”). Em vez disso, com base em testes, eles podem pretender ser “resistentes à água” por 40 ou 80 minutos. Depois disso? Reaplique, reaplique, reaplique. “Eu não posso te dizer quantos pacientes chegam e dizem: ‘Mas eu coloquei o meu protetor solar’”, diz Garner. “[Mas] e você o reaplicou?”.

 

6 – Você aplica protetor solar apenas em dias ensolarados

Um dia nublado não é um passe livre do protetor solar. Só porque você não pode ver (ou sentir o calor) o sol, não significa que ele não está fazendo estragos. “Os raios UV penetram através da neblina e nevoeiro e você pode facilmente obter uma queimadura solar”, diz Leffell. “A radiação UV é invisível: não se pode cheirá-lo, saboreá-lo, ouvi-lo, vê-lo.” E isso significa que não precisa necessariamente ser quente ou ensolarado para causar algum dano real.

Os raios UVA, que penetram mais profundamente na pele e são responsáveis pelo envelhecimento da pele, em particular, podem chegar à pele, mesmo através das nuvens grossas (e vidro). Além disso, a incidência desses raios se mantém ao longo de todo o dia, diferentemente dos raios UVB que são mais prevalentes das 10 às 16 horas.

 

 

7 – Você desembolsa para obter o maior FPS possível

foto3cuidadosespeciaispeleoleosafiltrosolar

Muitos especialistas de pele recomendam usar um protetor solar que tenha um FPS de pelo menos 30. Então, isso significa FPS 60 é o dobro de proteção, ou dura o dobro do tempo? Não, de acordo com os especialistas o FPS de 30, quando aplicado na quantidade adequada, irá bloquear cerca de 96 por cento das queimaduras solares que causam os raios UVB do sol, diz Garner. A partir daí, você só vê uma diferença muito pequena (cerca de 98% com FPS 50 e ainda menos de 99% com SPF 75) – não há nenhuma maneira para bloquear 100 por cento dos raios do sol com protetor solar.

É importante lembrar que um filtro solar FPS 30 só bloqueará os 96% das queimaduras solares quando aplicado nas quantidades corretas e a cada 2 horas. O uso de filtros com proteção mais alta pode ser recomendado para alguns tipos de tratamento da pele, mas usar um fator de proteção mais alto não muda quantas vezes você vai precisar reaplicar ou quanto tempo você pode ficar ao sol.

 

8 – Você conta com protetor solar para total proteção solar

Seu protetor solar não pode bloquear 100 por cento dos raios UVB do sol, e não deve ser a sua única defesa contra danos do sol. “Protetor solar não protege completamente contra o sol”, diz Garner. O resto do trabalho – vestindo um chapéu, óculos de sol e roupas de proteção e evitar o sol durante as horas mais intensas – depende de você.

Lembre-se, também, que o filtro solar não é um passe livre para passar o dia assando no sol. “Protetor solar deve ser usado para protegê-lo quando você tem que estar no sol durante a parte mais intensa do dia”, diz ela. “Ele não deve ser usado para permitir que você fique no sol mais só porque você quer.” E evitar uma queimadura não significa que você tenha protegido adequadamente a sua pele, ela acrescenta: “Uma vez que você tenha se bronzeado, você danificou a sua pele.”

 

Fonte: www.huffingtonpost.com



Veja também