Jocélia da Rosa


Neuropsicopedagoga Clínica e professora da rede pública, há mais de 10 anos. Atua com avaliação e intervenção nas dificuldades e transtornos de aprendizagem, para cruanças e adolescentes, realizando também acompanhamento escolar.Graduada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia Clínica, Análise do Comportamento Aplicada - ABA, Educação Especial, Psicologia Infantil e Reabilitação Neuropsicológica para idosos.Seu consultório dia na Rua Cipriano Ribeiro da Luz, 106, sala 804, no Centro Profissional do Planalto, em Carazinho/RS.

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23 de abril de 2024

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A NEUROPSICOPEDAGOGIA E A APRENDIZAGEM


A neuropsicopedagogia, embora ainda seja uma ciência considerada nova, é uma ciência transdisciplinar, fundamentada nos conhecimentos da neurociências juntamente com os conhecimentos da psicologia cognitiva e da pedagogia, buscando fundamentar-se nestes saberes de modo a compreender a aprendizagem.

Percebe-se que a neurociência possibilita um outro olhar para o processo de aprendizagem, oferecendo embasamento científico para as ações pedagógicas de forma a gerar compreensão dos processos cognitivos. Observa-se que a neurociência pode ser um instrumento facilitador no processo de ensino aprendizagem, já que, ao investigar e lidar com as informações sobre as especificidades do Sistema Nervoso Central, essa ciência permite compreender como o ser humano aprende.

A abordagem neuropsicopedagógica considera as relações entre o cérebro, a cognição e o comportamento, buscando compreender como esses aspectos influenciam o processo de aprendizagem. Dessa forma, é possível identificar as dificuldades específicas de cada aluno e desenvolver estratégias e intervenções adequadas para auxiliá-lo em seu processo de aprendizagem.

 

 

 



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