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5 de junho de 2018

Tempo de Leitura: 2 minutos

Escapismo + Ultra violet, trends 2018


A investigação das tendências comportamentais e suas possíveis manifestações nos cenários de consumo é essencial para que as marcas definam suas estratégias em produtos/serviços e, dessa maneira, construir vínculos com seus consumidores. Com essa premissa, podemos indicar um fato importante relacionado ao comportamento que está sendo decodificado em produtos, o ESCAPISMO. Pode ser definido por: Propensão para fugir à realidade ou ao cotidiano, por meio da abstração, da fantasia.

Essa tendência foi identificada por pesquisadores e legitimada pelo consumo de séries que trazem o real e o imaginário misturados. Grandes sucessos como Game Of Thrones que está na 7ª temporada e Stranger Things que está na segunda, batendo recordes de audiência comprovam.

Diversas marcas, do setor vestuário e calçadista trazem para suas coleções 2018 referências lúdicas, proporcionando encantamento e ideia de fuga da realidade. Se 2017 foi o ano de unicórnios e sereias, 2018 traz referências do encantamento das florestas, como seres mágicos, fadas, bruxas e vampiros. Trazendo para uma linguagem mais contemporânea, “fauna, flora e folclore” são as palavras da vez, as maxi folhagens, borboletas, as penas e o mix de geométricos monocromáticos com plantas de cores que lembram o espectro de cores.

Do infravermelho, ao ultravioleta, a escolha da cor do ano de 2018 pela Pantone  (escala de cores largamente utilizada pela indústria gráfica e têxtil) foi a “ULTRA VIOLET” 18-3838, os roxos enigmáticos também simbolizam a contracultura, a não convencionalidade, a cor indica engenhosidade, originalidade e pensamento visionário.

O processo de seleção Cor do Ano, que já ocorre há 17 anos requer análise de tendências de comportamento. Para chegar à seleção todos os anos, os especialistas em cores do Pantone Color Institute consideram vários aspectos: viagens, lançamentos cinematográficos, áreas diversas dos design como gráfico, produto, mobiliário, vestuário, estilos de vida, condições socioeconômicas e culturais.

Historicamente, a cor tem características místicas e espirituais, é freqüentemente associada a práticas de atenção plena, que oferecem uma base maior para aqueles que buscam refúgio do mundo superestimulado de hoje. Segundo a Pantone, a cor é cheia de emoção e profundidade.

A PANTONE 18-3838 Ultra Violet simboliza a experimentação e a não conformidade, questionando limites e estimulando indivíduos a deixarem uma marca única no mundo.



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