Matérias do autor


14 de maio de 2018

Tempo de Leitura: 2 minutos

Obesidade Cerebral


O que é obesidade cerebral? Muitos diriam que está relacionada a ter um cérebro lento e com recursos escassos. No entanto, ao contrário disso, um “obeso cerebral” geralmente é uma pessoa extremamente inteligente racionalmente, estuda muito, vai a muitos cursos, palestras e seminários; no entanto, não consegue pôr em prática nem 1% de tudo o que sabe. Ou seja, é um excesso de informação, sem atitudes, que gera a obesidade cerebral. Conheço muitas pessoas extremamente inteligentes que têm a solução para tudo que sabem, entendem de tudo, mas seus resultados são ínfimos, são os chamados “empreendedores de palco”: no palco, são os caras, mas, na prática, no dia-dia, quando temos de encarar as dificuldades nas vendas, as dificuldades de pessoas para nos auxiliarem, a cobrança dos clientes, a pressão por prazos e resultados, eles simplesmente não conseguem desenvolver e se manterem firmes para enfrentar tais adversidades e desafios.

Então a pergunta que fica é: o que vale mais, atitude ou conhecimento? Saber ou fazer? Existe uma frase que aprendi em um treinamento que diz o seguinte “Prepare, atire e mire”. Mas, como assim “prepare, atire e mire?” o correto não seria “Prepare, mire e atire?”. A resposta é não, pois se mirarmos demais, nunca saberemos onde esse tiro vai acertar e ficaremos a vida toda analisando, pensando, tentando encontrar o melhor momento para fazer aquilo que tem que ser feito. Muitas coisas que fizemos em nosso dia a dia como empresários levam essa máxima de ter atitude, e não estou falando aqui de atitudes imprudentes e impensadas, mas, sim, de atitudes que tenham, sim, risco, pois não há resultado sem risco, mas que esse risco seja calculado e que tenhamos previamente já definido o que de pior pode nos acontecer se isso der errado e aceitar isso mentalmente, trabalhando sempre para acertar.

Agora você reconhece alguém que sofre de “obesidade cerebral”, conhece alguém que muito fala e pouco faz? Ou talvez você seja um pouco assim, talvez você seja um obeso cerebral como eu me considerava ser… pois eu participava de cursos de treinamentos empresariais, mas, na prática, o que eu fazia? Ficava preso ao medo e ao comodismo de um emprego que eu tinha junto a um banco público que limitava minha capacidade de agir e de empreender.

O que quero dizer aqui é que de nada adiantava eu estudar, ler livros mas não agir, não ter capacidade de enfrentar o medo e queimar pontes para avançar. Uma conclusão a que chego é que muitas vezes os “obesos cerebrais” procuram ocupar seu tempo com isso, não por necessitarem de tais conhecimentos, mas para poderem se justificarem do porquê não estão tendo resultados, pois, ou você tem razões e desculpas, ou você tem resultados, os dois juntos é impossível de existir.



Veja também