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16 de abril de 2018

Tempo de Leitura: 3 minutos

Se quiser ir rápido… vá sozinho. Se quiser ir longe… vá ACOMPANHADO!


“Se você quer ir além do trivial… Além de dar certo! Faça as pessoas ao seu redor darem certo”. Essa frase não é minha, mas, sim, do empreendedor digital Érico Rocha, que hoje é considerado uma das maiores autoridades no assunto em nível nacional, criador do método “Fórmula de lançamento” e proprietário do Ignição Digital. Mas o que exatamente essa frase quer dizer? O que as outras pessoas têm a ver com o nosso próprio sucesso e crescimento profissional? Em se tratando de empreendedorismo, respondo por mim em dizer que tem tudo a ver e são o alicerce fundamental para que se obtenha crescimento e representatividade no mercado.

O mesmo Érico Rocha cita em suas palestras e vídeos a seguinte frase “se quer ir rápido… vá sozinho, agora se quer ir longe, vá acompanhado, o que importa é a direção e não a velocidade”. Outro grande empreendedor brasileiro que compartilha essa visão é o empresário Flávio Augusto da Silva, fundador da rede de franquias de escolas de inglês “Wise-Up”, que afirma em seus livros e palestras que, quando iniciou seu empreendimento, não sabia mexer em computadores, muito menos falar inglês, mas, por outro, lado sabia contratar as melhores pessoas que sabiam mexer em computador e falar inglês. Sendo assim, a total responsabilidade de tudo o que ocorre dentro do empreendimento, dos excelentes, bons, médios e maus resultados, são, sem isenção, todos de responsabilidade do líder desse negócio.

De nada adianta culpar os outros pelo seu insucesso, de nada adianta dizer que a falta de negócios é culpa do seu sócio, ou de sua equipe, pois, afinal de contas, quem foi que escolheu o sócio? Quem que escolheu sua equipe? E a resposta é que a mesma pessoa que reclama é aquela que escolheu a equipe. Então, porque não mudar? Treinar? Aprender novas formas de fazer, ao invés de reclamar. Lembre-se de que aquilo que você foca se expande; se focar no problema, ele ficará cada vez maior, agora, se focar na solução, ela virá.
Então, como citei ao final do artigo anterior, publicado na edição de março, falaríamos neste artigo a respeito da “duplicação” de nosso negócio, ou seja, ensinar outras pessoas a fazer aquilo que você faz e assim crescer com isso e ganhar escala, de forma que trago estas citações de empreendedores reconhecidos que sigo e acompanho para enriquecer nosso conteúdo.

O papel primordial de uma organização ou profissional liberal é o de resolver os problemas de alguém, de modo que a quantidade de receita e lucro que vamos auferir é diretamente proporcional à quantidade de pessoas que posso ajudar a resolver seus problemas com meu produto ou serviço correto? Então, pense comigo, se hoje você tem uma loja visível por um número “X” de pessoas que compõem uma demanda “X” e aufere uma receita “X”, quanto seria sua receita e sua lucratividade se essa mesma loja tivesse 3 ou 4 filiais, 3 ou 4 vezes mais exposição do que atualmente tem? Um mix de produtos e serviços 3 ou 4 vezes maior? Como isso modificaria seu negócio?

E a resposta é simples e objetiva, mas apenas será efetiva se você se comprometer em pagar o preço, de modo que você provavelmente alavancaria seus ganhos de maneira diretamente proporcional ao aumento de sua exposição, ao aumento dos seus canais de vendas e ao aumento de seu mix de produtos, simples assim. E não precisa ser nenhum “gênio da lâmpada” para conseguir fazer isso, você só precisa dar o SEU MELHOR, não o melhor do mundo, o SEU MELHOR, dentro das suas capacidades, lembrando sempre que mais importante do que capacidade intelectual, diplomas, cursos, conhecimentos e até mesmo experiência, é a capacidade emocional de, em primeiro lugar, acreditar em si e no seu negócio, ter persistência, paciência, resiliência e automotivação. Nenhum diploma de Harvard pode ser mais forte do que uma pessoa motivada e persistente, que segue em frente e não deixa os empecilhos do dia a dia lhe pararem.



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