Matérias do autor


9 de maio de 2018

Tempo de Leitura: 2 minutos

Viajar sem pressa!


Um erro frequente dos Brasileiros é querer ver muito e não ver nada. Numa viagem à Europa fazer a Italia inteira em 7 dias, ou o combo Paris, Londres, Bruxelas e Amsterdam em dez dias… não vale a pena, você vai correr para lá e para cá, sem conhecer nada direito. Claro que tudo é uma questão de objetivos. Se o seu é pisar no maior número de países possível, tirar uma selfie no principal ponto turístico e partir para a próxima, dá para fazer até mais de “4 países” em 6 dias. Viajar  é conhecer e interagir com novas culturas, é aprender um pouco sobre a história e costumes locais, é comer comida típica e fazer pequenas descobertas. É experimentar um café ao acaso, é sentar no banco da praça principal e ficar de bobeira. Então, antes de cair na besteira de querer ver tudo e não conseguir ver nada, seja consciente e reflita: o que é importante para você: (a) Quantidade (número de cidades) ou Qualidade (experiência em cada lugar). Sei que a maior parte das pessoas tem medo de jamais conseguir voltar, ou tem aquela vontade de aproveitar a viagem para… mas no final das contas a correria desvairada não vale a pena.

 

 

Muitas pessoas ainda têm no pensamento que na Europa tudo é pertinho!! Experimente pegar um trem de Lisboa para Munich e ver quantas horas dá. São quase 2500 Km pelo caminho mais curto, o que de carro direto daria pelo menos um dia inteiro de viagem.

Evite ao máximo ficar menos de três noites em uma capital ou grande cidade européia (muitas delas merecem pelo menos 4 ou 5 noites) e menos de 2 em cidades menores. O troca-troca desvairado de hotel te faz gastar tempo e dinheiro à toa. Esse é sempre um processo cansativo: arrumar a mala, fazer check-out, carregar a mala, chegar em outro lugar, esperar a hora do check-in, desfazer a mala. Faça mais viagens bate-volta. Em várias regiões você pode estabelecer uma base para dormir e conhecer destinos próximos indo e voltando de carro, por exemplo. É melhor curtir bem algumas poucas cidades do que correr para dar só uma olhadinha numa porção delas.

Pense bem: férias não é para ser seu momento de descanso, de diversão, de abstração das obrigações chatas do dia a dia? Então porque não se dar esse tempo para relaxar, descansar o celular (do wifi e das fotos) e curtir um ócio com a sua companhia de viagem? Tomar um vinho, ler um livro, ver um filme, ficar de bobeira na piscina, dormir até tarde?



Veja também