Matérias do autor


9 de maio de 2018

Tempo de Leitura: 2 minutos

Volta às aulas: O que colocar na lancheira do meu filho?


A volta às aulas pode representar para os pais muita preocupação sobre o que colocar na lancheira do filho, quais alimentos são importantes, quais são bons ou ruins para o desempenho escolar? É importante conscientizar a criança sobre a importância de uma alimentação equilibrada, assim não terás tanto problema em fazer uma lancheira saudável.

O ambiente escolar pode influenciar na formação dos hábitos alimentares da criança, por isso, a hora do lanche deve ser saudável e ainda estimular a formação de hábitos alimentares adequados. Na hora de arrumar a lancheira, você pode convidar a criança para lhe auxiliar, dessa maneira ela se sentirá motivada na hora o consumo. O lanche deve ser apropriado em cada faixa etária respeitando os limites individuais, faixa etária e tamanho das porções.

O estímulo de uma alimentação saudável na idade escolar, tal como em outras fases do crescimento e desenvolvimento, deve favorecer os fatores relacionados ao crescimento e promoção da sua saúde, prevenindo por outro lado, doenças associadas à má alimentação, das quais a mais conhecida e difundida é a obesidade.

Evite os alimentos ricos em açúcares e gorduras pois alteram a função metabólica e estimulam hiperatividade aumentando o déficit de atenção. Priorize no preparo a lancheira o menos três grupos alimentares:

1 porção de proteína: ovo, frango ou laticínios (leite, iogurtes, bebida láctea, kefir, queijo, ricota, creme de ricota)

1 fruta,

e 1 carboidrato (pães integrais, biscoitos, cereais integrais, bolos integrais).

Não esqueça de acondicionar em embalagem térmica para garantir a segurança do produto.

Escolha as frutas da estação, que têm menos agrotóxicos, e dê preferência às que podem ser consumidas com casca ou que sejam fáceis de descascar, lembrando que a maioria delas perde vitaminas e oxida (fica com aparência escura) após serem cortadas.

Os hábitos alimentares desenvolvidos na infância determinam o comportamento alimentares na idade adulta. Os pais, a família e os educadores em geral desempenham

um papel muito importante na aprendizagem do “saber comer” porque, a semelhança do que acontece em outras áreas do saber, as crianças não estão dotadas de conhecimentos para escolher os alimentos em função do seu benefício e valor nutricional.

 

– Como fazer uma “merenda” saudável?

Lanche 1: banana picada com aveia e mel, iogurte

Lanche 2: sanduiche de patê de frango com legumes (pão integral, patê de frango (frango refogado com legumes liquidificados creme de ricota, alface, tomate e cenoura), suco de morango

Lanche 3: Biscoito integral de cacau, iogurte e pera

Lanche 4: Bolo integral de banana, iogurte e chá de frutas gelado

Lanche 5: Bolo caseiro de fubá + 1 queijo processado + 1 copo de suco natural de mamão;

Lanche 6:  Salada de frutas, granola (deve ser levada e potinho separado), iogurte

 

Os sucos naturais devem ser feitos no horário mais próximo possível antes de sair de casa e, assim como os lanches, devem ser acondicionados em lancheiras térmicas ou na geladeira da escola, se possível.

Devem ser evitados: os alimentos gordurosos, salgadinhos de pacote, biscoitos recheados, refrigerantes e sucos artificiais e não esquecendo de incluir sempre uma garrafa de água para manter a hidratação.

Portanto, as crianças apreendem os hábitos alimentares através da observação dos adultos, vivenciando a escolha, preparação e produção dos alimentos.

 



Veja também