Atividade prática promove a gentileza e o respeito às diferenças


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2 de março de 2018

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Atividade prática promove a gentileza e o respeito às diferenças


Em 2018, o projeto “LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma atitude necessária e sustentável” – desenvolvido, anualmente, pelo Colégio Notre Dame Aparecida, com o intuito de estimular, entre seus estudantes, a leitura e a construção de saberes – terá suas ações norteadas pelo livro “Extraordinário” – escrito por R. J. Palacio – e sua versão infantil – “Somos Todos Extraordinários”.

As obras – que narram o início da vida escolar de Auggie, menino que, devido a uma síndrome, possui severa deformidade facial – promovem reflexões sobre temas presentes no contexto escolar, como a angústia do primeiro dia de aula, a formação de vínculos afetivos, o respeito às diferenças e o combate ao bullying. Além disso, são manifestos em favor da empatia e da gentileza.

Por isso, como atividade introdutória ao estudo da narrativa, os educandos do 3º Ano do Ensino Fundamental participaram de uma experiência diferente: percorreram, com os olhos vendados, o caminho que leva das suas salas de aula até a biblioteca escolar e atravessaram uma trilha sensorial, na qual foram desafiados a identificar objetos por meio do tato e do olfato.

A dinâmica, explica a bibliotecária, Elisângela Fernandes, possibilitou que os estudantes se colocassem no lugar dos deficientes visuais, vivenciando, ainda que de forma singela, as dificuldades que eles enfrentam em sua locomoção e durante a realização de outras tarefas comuns. Desse modo, instigou as crianças a realizar o exercício mental de colocar-se no lugar do outro e de imaginar o que ele está sentindo, principalmente quando suas próprias atitudes não forem empáticas ou gentis.

Além disso, permitiu que refletissem sobre a história de Auggie, compreendendo a importância de respeitar as diferenças, tanto físicas quanto de opinião, e valorizando a amizade, a fraternidade e a tolerância.



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