Contato Vip


A Revista Contato VIP circula desde 1993 na região norte do Rio Grande do Sul, sediada em Carazinho. Em 2014 foi iniciado um projeto expansão, e hoje a revista circula também na região Noroeste e em Passo Fundo. 24 anos mostrando o lado bom da vida aos nossos leitores!

Matérias do autor


13 de março de 2019

Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque homenageia o professor e pesquisador Elmar Floss com o Troféu Semente de Ouro


Há 15 anos, a Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque, juntamente com a Cotrijal e Poder Executivo Municipal realizam durante a Expodireto Cotrijal a sessão solene de entrega do Troféu Semente de Ouro. A solenidade foi realizada na última segunda-feira (11), no Auditório Central da Expodireto.

Neste ano o homenageado foi o professor e pesquisador Elmar Floss. Graduado em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo/UPF – 1975; graduado em Licenciatura em Ciências pela Universidade de Passo Fundo/UPF– 1976 e doutorado em Agronomia – Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – unidade da USP (Universidade de São Paulo) localizada em Piracicaba – SP. Foi professor de cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Técnicas em Agropecuária e Administração Rural da Universidade de Passo Fundo, de 1976 a 2009. Também foi professor e orientador do programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária/UPF, de 1996 a 2009. Atualmente é diretor técnico do Instituto de Ciências Agronômicas Professor Elmar Luiz Floss e Consultor da SEEDS – Análise de Sementes e Pesquisa Agrícola e Consultor da FLOSS – Consultoria e Assessoria em Agronegócio. Tem experiências na área de Fisiologia Vegetal, Nutrição de Plantas, Melhoramento Vegetal e Manejo de Culturas de Lavoura (aveia, cevada, centeio, trigo, triticale, canola, girassol, linho, soja, milho e forrageiras de inverno).

Participou em várias edições da Expodireto Cotrijal através do stand da Universidade de Passo Fundo. Publicou livros, como: Fisiologia das plantas cultivadas: o estudo do que está por trás do que se vê; Uso da aveia na nutrição humana e Insetos-pragas na cultura da aveia.

A solenidade contou com a participação dos Vereadores Carlos Alberto Bacher – Betão (Presidente), Alberto Maurer – Betinho (Vice-Presidente), Marina Fátima Trennepohl Crestani – Neca (1ª Secretária), Maiquel Delano Silva (2° Secretário), Everaldo Quadros de Moura, José Gilberto Fritzen, Charles Manolo de Morais, Cláudio Trentin e Paulo Rodrigues; Prefeito de Não-Me-Toque, Pedro Paulo Falcão da Rosa; representando a Assembleia Legislativa, deputado Estadual, Ernani Polo; Presidente da Cotrijal, Nei César Mânica; Vice-Presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, familiares, amigos e convidados do homenageado e imprensa.

 

Significado do Troféu Semente de Ouro:
Semente é o símbolo do agronegócio, voltado para os negócios relacionados e interligados a agricultura, bem como a tecnologia que está relacionada à lavoura e variadas pesquisas. Na obra a parte central é a Semente de Ouro, que reluz o alimento através do dourado, revelando a importância das culturas que alimentam, geram empregos e renda.

Ao redor trabalha a ideia da máquina, representada através da roda, que é o símbolo de Não-Me-Toque “Capital Nacional da Agricultura de Precisão”, conhecida principalmente pelas indústrias e mais diretamente pela Feira internacionalmente conhecida e reconhecida, Expodireto Cotrijal. A roda demonstra a sua importância na lavoura, facilitando a mão de obra. A base do troféu liga o equilíbrio entre a máquina e o produto, aonde ambos trabalham juntos, para o crescimento em um todo.

Homenageados com o Troféu Semente de Ouro:
Em quatorze edições, já foram homenageados: o presidente da Cotrijal Nei César Mânica – 2005; diretora da revista Plantio Direto Juliana Borges – 2006; governador (2003-2006), Germano Rigotto – 2007; Emater/Ascar-RS – 2008; ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues – 2009; governadora Yeda Crusius – 2010; senadora Ana Amélia Lemos – 2011 – ex-ministro da Agricultura Francisco Sérgio Turra – 2012; empresário rural e comunicador Breno Pinheiro Prates – 2013; empresário e jornalista, vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sergio Pinto – 2014; Stara – 2015, Odacir Klein – 2016; Antônio Sartori – 2017 e o Presidente da Farsul, Carlos Sperotto, in memoriam.

A premiação tem como objetivo valorizar o trabalho de pessoas, empresas ou instituições que contribuíram para o sucesso da Expodireto Cotrijal e consequentemente do agronegócio brasileiro.

Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque



Veja também