Feira Multidisciplinar de Saúde alerta para a prevenção do câncer de intestino em Passo Fundo


Matérias do autor


29 de setembro de 2018

Tempo de Leitura: 2 minutos

Feira Multidisciplinar de Saúde alerta para a prevenção do câncer de intestino em Passo Fundo


O mês de setembro é o mês nacional de prevenção ao câncer de intestino. Por isso, diversos estados e cidades se mobilizaram durante o mês para promover ações que visam a prevenção ao câncer. Neste sábado, 29 de setembro, Porto Alegre, Canoas e Passo Fundo realizaram suas feiras de Saúde. Em Passo Fundo, a feira multidisciplinar foi realizada na praça do Hospital da Cidade e contou com as orientações da área da coloproctologia, através dos médicos Miguel D. Schmitz, José F. Parizotto, José Maria V. Tito e Ornella Cassol; da área de Educação Física e Terapia Ocupacional, por Andressa Pumes e Cláudia Colombelli; Endoscopia digestiva, por Marcelo Camargo; Gastroenterologia, po Angelina D. Costa, Enelise Baldin, Marta Wink e Milena Westphalen; Oncologia, por Julia Pastorello e Nicoli Henn; e Nutrição, por Cláudia M. Pimentel, Jamile Zanin e Janaévi Belusso.

Quem passou por lá pode saber mais informações sobre os exames de prevenção com os acadêmicos do curso de Medicina da IMED, conversar com os médicos sobre o risco de se desenvolver um câncer de intestino, conferir dicas de alimentação saudável e rica em fibras – uma das formas de prevenção ao câncer de intestino; e também participar de um momento de alongamento e exercícios físicos.

Segundo a médica coloproctologista, Ornella Cassol, o câncer de intestino pode ser prevenido através do exame de colonoscopia, que deve ser realizado tanto por homens, quanto mulheres a partir dos 45 anos. Esse exame tem por objetivo a detecção dos pólipos, que são as lesões pré-malignas precursoras do câncer. “Nesse exame já é realizado o diagnóstico dessas lesões e, no mesmo momento, a retirada dessas lesões, prevenindo assim a propagação do câncer”, explica. A idade indicada para a prevenção do câncer de intestino mudou, no ultimo mês, de 50 anos para 45, em função do aumento da taxa de câncer no Brasil ter aumentado nos últimos anos em pessoas mais jovens.

Atualmente o câncer de intestino é o segundo tumor mais comum entre as mulheres, atrás somente do câncer de mama; e o terceiro entre os homens, depois do câncer de próstata e pulmão.



Veja também