Fisioterapia Dermatofuncional


Matérias do autor


12 de maio de 2016

Tempo de Leitura: 3 minutos

Fisioterapia Dermatofuncional


Inicialmente a área era denominada de “Fisioterapia Estética”, contudo o termo utilizado não contemplava todo o amplo espectro de atuação da área, a qual abrange todas as disfunções do tegumento, entre disfunções metabólicas, endócrinas, interagindo também com alterações não somente estéticas, mas com caráter de saúde ampla e geral.

Diante desta necessidade de adaptar-se à nova realidade de mercado de trabalho e da necessidade de regulamentação mais ampla optou-se pela alteração do termo que fundamenta a profissão para “Fisioterapia Dermatofuncional”. E finalmente a resolução do COFFITO n˚ 362, de 20 de maio de 2009, foi reconhecida como especialidade do profissional Fisioterapia Dermatofuncional como especialidade da Fisioterapia. Entende-se, portanto, por Fisioterapia Dermatofuncional a área da fisioterapia que atua na prevenção e recuperação físico-funcional destes distúrbios endócrinos metabólicos, dermatológicos e músculo esqueléticos que afetam direta ou indiretamente a pele.

O processo terapêutico aplicado a esta área da Fisioterapia tem como objetivo promover, aperfeiçoar ou adaptar através de uma relação terapêutica, o indivíduo a uma melhor qualidade de vida e de saúde.

Atualmente a Fisioterapia Dermatofuncional tem um grande campo de atuação em hospitais, clínicas, consultórios, SPAS, academias, e cursos de fisioterapia, bem como outros cursos superiores que possuem interação com esta grande área. Estes nichos de mercado caminham juntamente com a evolução técnico-científica da profissão.

A reciclagem e aprimoramento são capacitações fundamentais para que o fisioterapeuta possa suprir as necessidades técnico-científicas e consequentemente colocar à disposição da comunidade, serviços com qualidade e segurança.

O conteúdo programático desenvolvido nos cursos de pós-graduação, qualificam o exercício profissional do Fisioterapeuta Dermatofuncional, condicionando o seu conhecimento ao domínio de todas as áreas e disciplinas previstas na resolução do conselho.

Sempre privilegiando o compromisso ético e científico, os cursos de Pós-graduação podem variar seus conteúdos programáticos, mas devem em sua excelência contemplas a resolução acima citada. Com isso, conseguimos aliar à prática clínica do profissional, o estudo criterioso das diversas patologias, por meio da experimentação científica.

Segundo o artigo 5º –  da RESOLUÇÃO N°. 394/2011

Para efeito de registro das áreas de atuação desta especialidade, são reconhecidas as seguintes:

I – Fisioterapia Dermatofuncional no Pré e Pós-operatório de Cirurgia Plástica;

II – Fisioterapia Dermatofuncional no Pré e Pós-operatório de Cirurgia Bariátrica;

III – Fisioterapia Dermatofuncional em Angiologia e Linfologia;

IV – Fisioterapia Dermatofuncional em Dermatologia;

V – Fisioterapia Dermatofuncional em Estética e Cosmetologia;

VI – Fisioterapia Dermatofuncional em Endocrinologia;

VII – Fisioterapia Dermatofuncional em Queimados.

Possibilitamos dessa forma, a capacitação do profissional para a aplicabilidade de práticas com validade científica comprovada, bem como, suas indicações e contraindicações.

A prática fundamentada pela teoria, possibilita o uso seguro dos recursos terapêuticos, dos básicos até os mais atuais e inovadores, tais como: Carboxiterapia, plataforma vibratória, dermos cosméticos, nutri cosméticos, ultrassom focalizado de alta intensidade (lipocavitação), criolipólise, higienização profunda da pele, peeling químico, fotoepilação, microagulhamento, bandagem elástica funcional, entre muitos outros procedimentos.

Para que os resultados dos atendimentos e planos de tratamento sejam efetivos e duradouros, o profissional deve orientar seus pacientes também em relação aos hábitos de vida, como por exemplo a importância da realização diária de atividades físicas, hábitos de vida e cuidados com a pele. O profissional dermatofuncional trabalha também em conjunto em forma de equipe multi e transdisciplinar com outros profissionais da saúde, educares físicos, nutricionistas, psicólogos, esteticistas, cosmetólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, e médicos, de acordo com a necessidade do seu paciente.

Tais medidas permitem a melhora e a manutenção da aparência e contribuem para a prevenção e/ou tratamento de patologias, como o câncer de pele, obesidade, diabetes, hipertensão arterial sistêmica, insuficiência vascular, entre tantas outras.

A atenção terapêutica, a sensação de relaxamento gerado pelas terapias manuais e a melhora da aparência física, conjuntamente com uma melhora no estado de saúde, conduzem ao aumento da autoestima e da funcionalidade, desencadeando benefícios no bem-estar social, familiar, conduzindo a melhora na qualidade de vida. A fisioterapia dermatofuncional também possibilita o complemento à abordagem de outras áreas da fisioterapia, como por exemplo; a garantia de uma adequada cicatrização nos planos pós-operatórios, ulceras vasculares e de pressão, feridas arteriais, prevenção e/ou tratamento de linfedemas primários ou secundários.

Para fisioterapeutas, é uma área em ascensão, e franco crescimento, pois a busca pela beleza e a juventude tem tomado espaço cada vez mais evidenciado no mercado de trabalho e em diferentes classes sociais, idades e gêneros. Portanto cabe somente ao profissional fisioterapeuta, por meio da realização de um bom trabalho, formações superiores de qualidade, bons professores, respaldados em estudos científicos, tornarem-se cada vez mais respeitados pela seriedade do seu atendimento possibilitando a expansão deste campo.

 

Fonte: Ivone Moser (PR)  Mestre em Gestão de Políticas Públicas- Câncer de Pele  Formação em Ácidos pela UCLA – EUA Coordenação do Núcleo da Pós-Graduação Lato Sensu - ISEPE

Fonte: Ivone Moser (PR)
Mestre em Gestão de Políticas Públicas- Câncer de Pele
Formação em Ácidos pela UCLA – EUA
Coordenação do Núcleo da Pós-Graduação Lato Sensu – ISEPE

 

 

 

Isepe Pós-Graduação – Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão, está presente em Passo Fundo e Porto Alegre com o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia Dermatofuncional, sob a Coordenação da Profª Me. Ivone Moser (PR). Inscrições abertas, para a Aula Inaugural em Passo Fundo, dias 11 e 12 de Junho/16, e Porto Alegre dias 30 e 31 de Julho/16. Garanta já a sua vaga!

 



Veja também