Fotografia é tema de exposições no MAVRS e no MHR


Matérias do autor


5 de fevereiro de 2018

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Fotografia é tema de exposições no MAVRS e no MHR


Apaixonados por fotografia podem aproveitar o período de férias para conferir as novas exposições que tratam da temática no Museu Histórico Regional (MHR) e no Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), vinculados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF). As exposições foram abertas no dia 9 de janeiro, em homenagem ao Dia do Fotógrafo, comemorado no Brasil no dia 8 de janeiro.
No MHR, o público pode conferir a exposição “Entre Focos e Revelações: Uma breve história dos processos fotográficos”, que trata das mudanças e transformações dos diversos processos fotográficos, suas conotações e possibilidades, lembrando desde os primeiros registros, que remontam ao início do século XIX, e que tinham como principal finalidade o registro de memórias, perpetuando a vida por meio da imagem, até as novas possibilidades da fotografia, especialmente a fotografia digital, que pode manipular toda e qualquer realidade.
Já a exposição “Para além do documento– Para além da técnica: fotografia no acervo do MAVRS” reúne obras em fotografia do acervo do MAVRS que mostram algumas possibilidades de exploração dos recursos fotográficos em poéticas visuais. A exposição reúne registros de diferentes fotógrafos, entre eles Miguel Rio Branco e o porto-alegrense Leopoldo Plentz.
As duas exposições podem ser visitadas até o dia 17 de junho. O Museu Histórico Regional e o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider estão localizados na Avenida Brasil Oeste, 758, no centro. A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min e nos sábados e domingos, das 13h30min às 17h30min.



Veja também