Fuccar comemora 20 anos com noite de música e homenagens


Matérias do autor


18 de novembro de 2017

Tempo de Leitura: 3 minutos

Fuccar comemora 20 anos com noite de música e homenagens


Muitos carazinhenses, ao ouvirem falar o nome da Fuccar, sorriem por lembrar dos bons momentos que viveram junto a Fundação Cultural de Carazinho. Afinal, desde o dia 19 de novembro de 1997, quando 43 pessoas assinaram a ata de fundação da Fuccar, no Palácio do Comércio de Carazinho, a vida de muitas pessoas foi transformada através da cultura. A Fundação, sem fins lucrativos, sempre teve como seu principal objetivo o fomento de atividades artístico-culturais no município.

A Fuccar cresceu muito ao longo destes 20 anos, e hoje acumula 17 projetos realizados via Lei de Incentivo a Cultura Estadual e 6 projetos financiados pelo município – em que centenas de alunos foram beneficiados com bolsas de estudos nas diversas modalidades artísticas, em especial, na música. Os bons frutos desses projetos podem ser vistos hoje nas apresentações da OSINCA – a Orquestra Sinfônica de Carazinho, pois muitos de seus músicos começaram a trilhar o seu caminho dentro das aulas que aconteciam através da Fuccar.  “Durante essas duas décadas temos garimpado talentos artísticos em varias áreas da cultura e assistido a alegria de centenas de pessoas ao descobrirem sua capacidade artística, até então oculta. São muitos os artistas que descobriram o poder de suas asas através da Fuccar e alçaram voo com sucesso. Isso nos alegra, pois está dentro do nosso objetivo principal de promover a independência humana”, ressaltou o atual Presidente da Fundação, Valdir Azambuja.

 

 

Para comemorar esta bela trajetória, na noite desta sexta-feira, 17 de novembro, a Fuccar organizou uma noite para homenagear algumas pessoas que foram fundamentais em sua trajetória – e comemorar de um de seus jeitos preferidos: com muita música! O teatro do Sesc foi cedido à Fundação para a realização do evento, que foi gratuito e aberto a comunidade. Subiram ao palco, o grupo de sopros e cordas sob a regência de Delmar Horlle; o acordeonista Jeferson Oliveira, acompanhado de amigos e alunos; e o Grupo Cesta Básica.

Entre as apresentações foram homenageads: o Padre João Gheno Netto, autoridade religiosa; Luís Tadeu Piva, serviço social; Osmar Cordella, administração; Maria Beaty Ott, educação; Dilon Pias Duarte, escultura; Mario José Bandeira, tradicionalismo; Alda Schiper, cultura; e Marlene Fritscher Müller, organização e projetos. Em nome dos homenageados, Marlene parabenizou todas as administrações da Fuccar e agradeceu a homenagem. “Fazer parte de uma entidade cultural é um motivo de orgulho, mas também de dever. Devemos somar esforços para fortalecer ainda mais esta entidade que é privada e sem fins lucrativos para fazê-la crescer ainda mais. A Fuccar caminha serenamente organizada e hoje o que lhe falta? Um espaço apropriado para melhor desenvolver suas atividades e englobar todas as artes de nossa cidade e isto chamamos de Casa de Cultura. Quiçá, isso se concretize um dia e nós ainda possamos ver! Porque, como diz o Frey Betinho, ‘O país não muda pela sua economia, sua política, e nem mesmo sua ciência, muda, sim, pela sua cultura’”, enfatizou Marlene.

 

 

Em sua fala, o Presidente Valdir Azambuja destacou ainda que nesta jornada de 20 anos, a Fuccar sempre se manteve fiel ao seu propósito de fomentar e divulgar a arte e a cultura em Carazinho, apoiando e incentivando a realização de projetos artístico-culturais, dando apoio a criação e manutenção de festivais, seminários, corais, música erudita e popular, orquestras, danças, concursos e concertos diversos, beneficiando toda a comunidade local e regional. “O modo de viver de uma comunidade se manifesta pela sua cultura, se expressa pela sua arte, se aprimora pela sua educação, se registra pela sua literatura e seu patrimônio. Em nome das pessoas que participam e colaboram com a Fuccar pedimos que nos ajudem a manter com entusiasmo a nova trajetória da Fundação rumo ao cinquentenário!”, finalizou.

Confira mais fotos da noite:

 



Veja também