Fundação Universidade de Passo Fundo comemora 50 anos


Matérias do autor


29 de junho de 2017

Tempo de Leitura: 2 minutos

Fundação Universidade de Passo Fundo comemora 50 anos


Há 50 anos Passo Fundo realizava o sonho de dar início a um centro universitário de qualidade no interior do país, através da Fundação Universidade de Passo Fundo. Por isso a noite desta quarta-feira, 28 de junho, foi marcada pela comemoração desta data tão importante para a cidade e região. No centro de eventos da UPF estiveram reunidos dirigentes da fundação, autoridades, funcionários e demais convidados.

A big band da Universidade iniciou a programação da noite com uma bela apresentação, sob a regência do maestro Rodrigo Ávila. O professor Olmiro Schaeffer apresentou o brasão dos 50 da fundação criado pelo professor Luis Alfredo Hofmann Junior, que une a Universidade, o Centro de Ensino Médio Integrado e a UPF Idiomas. “O círculo sugere a união das pessoas que  participaram da fundação. O lema “Sapere Aude” significa “ouse saber” e também lembra a ousadia das pessoas que fundaram a fundação, que ousaram transformar a comunidade através do conhecimento”, explicou.

A solenidade também foi marcada pelo lançamento do livro que conta a trajetória da Fundação, da autora Marlise Regina Meyer, disponível para download no site da UPF. “Se procurou dar mais visibilidade para a FUPF e contribuir para a formação da identidade dela, uma instituição voltada para a educação”, destacou.

Segundo o Reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza vive-se na cidade um momento de celebração. “As lideranças que pensaram todas as estruturas da Universidade tinham o compromisso de formar cidadãos qualificados para desempenhar as suas habilidades. Ao longo de todos esses anos FUPF esteve sempre presente e atuante com a sua missão de prover o bom funcionamento da Universidade, do Integrado e da UPF Idiomas. Um não vive sem o outro e, assim, já formamos mais de 73mil profissionais para a região”, ressaltou.

A Presidente do Conselho Diretor da FUPF, Maristela Capacchi, falou sobre a emoção de estar a frente da Fundação em uma data tão marcante como esta. “Para mim é uma honra estar presidindo a fundação nesse momento e representando todas as pessoas que fizeram parte dessa construção. Espero que o nosso trabalho continue formando cidadãos cada vez mais conscientes do seu papel”, destacou.

O procurador de Fundações do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Dr. Keller Dornelles Clós palestrou sobre o tema “A Procuradoria de Fundações e suas atuações”. Logo após, os presentes foram recepcionados com um coquetel.

Homenagens

A Fundação Universidade de Passo Fundo é a mantenedora da UPF, do Centro de Ensino Médio Integrado e da UPF Idiomas. Desde 1966, passaram pela instituição 19 presidentes, que foram homenageados durante a solenidade:

Juarez Teixeira Diehl-in memoriam, Murilo Coutinho Annes-in memoriam, Bruno Edmundo Markus-in memoriam, Elydo Alcides Guareschi-in memoriam, Irany Clemente Comin, Lorivan Fisch de Figueiredo, Mário José Martins da Silva Mateiro-in memoriam, Rosa Maria Locatelli Kalil, Paulo Adil Ferenci, Luiz Carlos Manzato, Antonio Carlos de Lima, Douglos Pedroso, Erineu Clovis Xavier, Jocarly Patrocínio de Souza, Celso Carlos Gomes Gonçalves, Claudir Almir Dalbosco, Luiz Fernando Fritz Filho, Alexandre Augusto Nienow e Maristela Capacchi.



Veja também