HCC forma a quarta turma do programa de Residência Médica em Clínica Médica


Matérias do autor


21 de fevereiro de 2020

Tempo de Leitura: 4 minutos

HCC forma a quarta turma do programa de Residência Médica em Clínica Médica


Na ocasião, receberam o diploma de conclusão da especialização os formandos: Diego Florencio Lima e Laudelino Lucas Santos da Apresentação

O Hospital de Caridade de Carazinho formou, na noite de quinta-feira (20), a quarta turma do programa de Residência Médica em Clínica Médica, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Passo Fundo.

Na ocasião, receberam o diploma de conclusão da especialização os formandos: Diego Florencio Lima e Laudelino Lucas Santos da Apresentação. Além deles, a turma também foi composta por Eduardo Henrique Santos Martins, que optou por não realizar a cerimônia formatura.

A solenidade, realizada no Salão de Eventos da Associação Comercial e Industrial de Carazinho – ACIC, contou, entre outras autoridades, com a presença do vice-reitor da UFFS, Gismael Francisco Perin; do diretor da universidade, campus Passo Fundo, Julio César Stobbe; da vice-coordenadora da Comissão de Residência Médica, Cristine Pilati Pillegi Castro; do prefeito de Carazinho, Milton Schmitz; e do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gian Pedroso.

Também, representando o HCC, estavam o vice-presidente, Luís Fernando Muneroli, o coordenador do Programa de Residência Médica, Darlan Martins Lara, o supervisor da especialidade de Clínica Médica, do Programa de Residência Médica, Gerson Luís Urnau, além de membros da direção, profissionais do corpo clínico, colaboradores e associados.

Representando os formandos, Laudelino ressaltou, em seu pronunciamento, o crescimento profissional e pessoal proporcionado pela experiência da Residência Médica. “Gostaríamos de destacar a transformação que experimentamos no decorrer destes dois anos. Éramos três generalistas, de lugares diferentes, com culturas e vivências também diferentes, mas com um objetivo em comum: nos tornar melhores profissionais médicos, que atuassem baseados em evidencias cientificas. Fora grande o desafio ao qual nos propusemos. Foram horas de estudo, de visitas médicas, discussões de casos, defesas de trabalhos, plantões, congressos, produção de artigos científicos, resolução de inúmeras questões, além da linda tarefa de sermos líderes na hora de salvar uma vida. Hoje nós podemos dizer que alcançamos esse objetivo”, salientou.

Também, expressou sua gratidão a todas as pessoas que os acompanharam nessa trajetória. “Agradecemos ao corpo administrativo do HCC e aos colaboradores de cada setor, aos funcionários da copa, da manutenção, às secretárias, aos profissionais da santificação, aos porteiros, recepcionistas, à enfermagem, que nos tomou pela mão e nos ajudou a caminhar, tornando a nossa caminhada um pouquinho mais suave. Aos cirurgiões e demais especialistas, por sua ajuda em nosso dia a dia. Aos colegas residentes e, especialmente, aos nossos preceptores, que conosco dividiram saberes, responsabilidades, senso de dever e o prazer que a medicina nos dá. Vocês foram e são inspiração, cada um em sua maneira, colaborou para o crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal de cada um”, enfatizou.

Além de cumprimentar e homenagear os novos especialistas, o coordenador do Programa de Residência Médica, Darlan Martins Lara, salientou sua alegria em formar mais uma turma de médicos residentes. “Hoje é o momento de celebrar uma grande conquista coletiva, de um grupo que sonhou pensar uma residência médica no Hospital de Carazinho. Além de agradecer o reconhecer o trabalho do corpo clínico, precisamos agradecer, reconhecer e enaltecer o trabalho de uma diretoria que conseguiu transformar esse sonho em realidade. O apoio do poder público, da imprensa e das diferentes entidades de classe da cidade fizeram com que chegássemos a esse momento de estar diplomando a quarta turma de Residência Médica do HCC. O que eu sinto hoje é um imenso orgulho”, ressaltou.

Em sua explanação, o diretor da UFFS, campus Passo Fundo, Julio César Stobbe, evidenciou a qualidade da estrutura disponibilizada pelo HCC para o desenvolvimento das atividades de ensino e formação. “Nós ficamos extremamente agradecidos ao Hospital de Caridade de Carazinho. Nos sentimos aqui duplamente agradecidos, não somente pela Residência Médica, que hoje já é um programa consolidado e qualificados, mas também pelos nossos acadêmicos de Medicina, que passam pelo hospital e que nos transmitem os mais sinceros agradecimentos pela maneira com que são acolhido aqui. É um dos nossos melhores campos de prática de internato, não há dúvida disto. A UFFS quer fortalecer, de forma progressiva, esses laços com o município e com o HCC. Estamos sempre com a visão e com o foco na ampliação”, afirmou.

Do mesmo modo, o prefeito de Carazinho, Milton Schmitz, pontuou a importância das atividades de ensino realizadas pelo HCC também para o desenvolvimento do município. “Carazinho tem trabalhado e investido muito fortemente em cuidar da saúde das pessoas. Eu diria que Carazinho tem um dos melhores cuidados de saúde pública do estado do Rio Grande do Sul e quiçá do Brasil. E isso perpassa pela parceria com o HCC, pelo respeito, pelo carinho e pelos investimentos que estão acontecendo, o que nos orgulha muito. E nós não poderíamos nos furtar de estar aqui prestigiando esse momento ímpar, que para Carazinho é importante. São três profissionais que fizeram a especialização aqui na cidade e que, com certeza, contribuíram no cuidados das pessoas”, frisou.

Por sua vez, o vice-presidente do hospital, Luis Fernando Muneroli, ressaltou o empenho da direção do HCC na busca por melhorias constantes, que visam a excelência do atendimento direcionado à comunidade. “A diretoria trabalha incansavelmente, gratuitamente, pelo bem da comunidade e do nosso HCC, com o apoio da prefeitura, da Câmara de Vereadores, das entidades e de parlamentares. Nós estamos nos esforçando para melhorar, cada vez mais, a saúde de Carazinho. Quero manifestar nosso agradecimento à UFFS pela parceria, e aos médicos preceptores pelo trabalho que desempenham. Ao Diego e ao Lucas, dizer que me gratifica muito poder estar aqui homenageado vocês. Nós, o HCC, nos sentimos orgulhosos por estarmos presentes nessa importante etapa de suas vidas”, destacou, fazendo, ainda, uma homenagem póstuma ao ex-presidente do hospital, Azelar Kissmann, que foi responsável pela conquista do programa de Residência Médica, em 2015.

O vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul, Gismael Francisco Perin, ao encerrar a solenidade, cumprimentou a todos que, de alguma forma, são responsáveis pelo desenvolvimento do programa de Residência Médica, enaltecendo a parceria entre o HCC e a UFFS. “Essa união entre as instituições, que tem como objetivo o bem da sociedade, sempre é bem-vinda. De um lado a UFFS, com o propósito claro de formação de pessoas prontas para atuarem de maneira diferenciada na sociedade, do outro lado, o HCC, zelando pela saúde da população regional. Essa parceria, construída a poucos anos, mas com muitos frutos, é algo que orgulha a UFFS”, enfatizou.

Além disso, homenageou os novos especialistas em Clínica Médica, desejando-lhes felicidades. “Abracem as oportunidade que surgirem na vida de vocês e que deixam vocês felizes, nunca deixem que a insegurança e o medo ditem o curso de suas vidas. Foquem nas possibilidades que vocês têm. Olhem para as soluções e nunca para os problemas. Ajam sempre com ética profissional, sejam sempre verdadeiros. Sintam o reconhecimento de todos nós, a satisfação de saber que fizeram um bom trabalho. Sejam felizes”, concluiu.

Após a cerimônia de formatura, os convidados participaram de um jantar comemorativo.

 

Fonte: Assessoria de imprensa HCC



Veja também