Hospital São Vicente Unidade Uruguai inaugura ampliação de 30 novos leitos


Matérias do autor


4 de dezembro de 2019

Tempo de Leitura: 4 minutos

Hospital São Vicente Unidade Uruguai inaugura ampliação de 30 novos leitos


O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo inaugurou na noite da segunda-feira, 02 de dezembro, 30 novos leitos, em dois novos andares, na Unidade Uruguai. As  novas unidades de internação, trazem à Passo Fundo e região um moderno conceito em hotelaria hospitalar, oferecendo aos pacientes e familiares segurança, conforto, humanização, com qualidade assistencial já reconhecida, do HSVP.

A cerimônia de inauguração reuniu autoridades, Diretoria Estatutária, Vicentinos, Corpo Clínico, colaboradores, Direção Administrativa, instituições parceiras e imprensa local e regional. Entre os presentes, salienta-se a presença do vice-prefeito de Passo Fundo João Pedro Souza Nunes, presidente da Câmara de Vereadores Fernando Rigon, os assessores parlamentares, Pedro Paulo Nunes representando o Deputado Federal Giovani Cherini, Valdir Kirst do Deputado Federal Pedro Westphalen e Josué Longo, do Deputado Estadual Sérgio Turra. Ainda, estiveram presentes a Secretária de Saúde de Passo Fundo Carla Beatrice Gonçalves, o Delegado da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, Marcelo Pacheco e Edison Antonio Horn, Delegado do Cremers em Passo Fundo, entre outros.

Para iniciar a inauguração, o Vigário Geral da Arquidiocese de Passo Fundo, Pe. Fábio de Moraes proferiu a benção aos novos leitos. Juntos, os participantes da solenidade, estenderam as mãos e com preces, abençoaram o local e os colaboradores que irão atuar na unidade. Na sequência, o Presidente do hospital José Miguel Rodrigues da Silva, fez a leitura da placa inaugural das novas unidades e proferiu seu discurso. “O HSVP dá mais uma demonstração de destemor, vanguarda, ousadia e de crença em sua filosofia empresarial, ao encarar de frente as adversidades financeiras e econômicas que assolam nossa país e em especial o estado, no segmento da saúde, ao inaugurar mais uma obra. Em 2016, em uma ação destemida, o HSVP adquiriu a Unidade da Rua Uruguai, mantendo desde lá, a parceria com médicos, empresas e funcionários, tudo, em uma sinergia positiva que permitiu uma caminhada solida e próspera dessa Unidade, onde hoje, três anos depois, entregamos esses 30 novos leitos”, enalteceu José Miguel, pontuando ainda, a importância do corpo clínico, colaboradores e parceiros para a instituição e evidenciando que a proposta do HSVP é seguir trilhando o crescimento sustentável, buscando a excelência para continuar sendo referência em saúde.

Conforme o Superintendente Executivo Ilário De David, a obra tem 1520 m² e o prédio passou a ter 12 andares. O custo da obra foi de parte física, quatro milhões e 707 mil reais e na parte interna foram investidos mais 643 mil reais. Somando, a obra teve um custo total de investimento de 5 milhões 351 mil reais.  Destes, 4,5 milhões foram emprestados pela Unicred e o restante foram recursos próprios do hospital. “A capacidade desta unidade ficou agora de 100 leitos de internação, 76 leitos de internação nas quatro unidades de internação, 14 leitos de hospital dia e 10 leitos de tratamento intensivo, somando 100 leitos disponíveis a toda a comunidade e mais 25 novos postos de trabalho”.

Em nome da Direção Técnica Médica, a vice-diretora, Dra. Cristine Pilati explicou que a unidade está centrada no cuidado do paciente e também na experiência do colaborador, porque é importante que o colaborador venha trabalhar num local onde ele se sinta feliz, satisfeito e tenha orgulho do local que trabalha. Além disso, ela destacou, a importância de poder entregar “as novas instalações ao Corpo Clínico, especialmente, porque não há nada mais importante para o médico que saber que o seu paciente está sendo bem cuidado. Estamos em uma instituição que pensa na segurança do paciente, que trabalha constantemente e incansavelmente para isso”.

A hospitalidade foi a palavra chave usada pelo Diretor de Relações com o Mercado, José Carlos Nascimento, para definir as novas instalações. “Com essa ampliação da área de internação o que queremos entregar aos nossos clientes é muito mais do que um leito, com infraestrutura diferenciada.  Todos os detalhes foram pensados para garantir conforto e bem-estar, com o objetivo de proporcionar uma experiência de encantamento. Estamos felizes em entregar para a instituição essa obra, que iniciou em abril desse ano e, em oito meses, dentro do prazo previsto, está finalizada”, pontuou Nascimento, projetando ainda, o próximo ano. “Para 2020, em parceria com a Clínica Kozma, teremos o Serviço de Medicina Nuclear com PET CT de última geração que garantirá o diagnóstico e o segmento do paciente em tratamento oncológico. Vamos adiante, com planejamento, seriedade, visão de mercado e, principalmente, com comprometimento, buscando novas oportunidades para continuar prestando um serviço de saúde diferenciado sim, mas acima de tudo humanizado”.

 

O ortopedista, presidente do Conselho Mundial de Cirurgia de Ombro e Cotovelo, Dr. Osvandré Lech, deixou uma mensagem aos participantes da inauguração, em nome do Diretor da Clínica IOT, Cristhopher Stoffel. “Se fizermos uma rápida análise do número de ocupantes das duas unidades do hospital, cerca de 40% desses pacientes vem do trauma, da ortopedia. Faz parte da entidade do São Vicente de Paulo o atendimento do trauma em todas as suas características. O IOT cumpre o seu quadragésimo terceiro ano dentro do Hospital São Vicente de Paulo e nós temos uma rica história a nos glorificar e nos deixar muito felizes. Temos hoje encaminhamento zero de pacientes, ou seja, somos a preferência”, apontou Lech, parabenizando e enaltecendo as novas instalações. “Ficamos felizes em contar com dependências que trazem conforto, hospitalidade e satisfação para os pacientes, além do tratamento que, naturalmente, será de boa qualidade, eles se sentirem em casa é algo muito significativo”.

Na ocasião, o Presidente da Câmara de Vereadores Fernando Rigon destacou as conquistas da área da saúde em Passo Fundo em 2019, e as duas obras inauguradas pelo Hospital São Vicente, em uma semana. “Como falei na inauguração dos 10 leitos de UTI, na semana passada, aqui se trabalha com saúde e não com doença. Hoje, então, com esta área, temos mais conforto para os pacientes, o que com certeza ajuda para que a recuperação seja mais rápida. Parabéns ao hospital pelo trabalho, a Câmara de Vereadores reconhece o esforço que vem sendo realizado pela instituição para que a cidade seja referência na área da saúde”.

Representando a cidade de Passo Fundo e o Prefeito Luciano Azevedo, o Vice-prefeito João Pedro Souza Nunes, parabenizou a instituição por mais uma obra, evidenciando o trabalho dos colaboradores e médicos. “O hospital, com seus valores cristãos, com princípios de caridade e promoção humana é um porto seguro para Passo Fundo, região e Sul do Brasil. Aqui se gera emprego e renda, além de um serviço qualificado para quem chega buscando ajuda para recuperar a saúde. Por onde vamos, as pessoas nos perguntam do Hospital São Vicente, nós temos orgulho dessa instituição”.

Fotos: Assessoria de Comunicação HSVP/Scheila Zang



Veja também