Ideias na mesa: reitor da UPF fala sobre educação em reunião-almoço da ACIC Carazinho


Matérias do autor


22 de maio de 2018

Tempo de Leitura: 2 minutos

Ideias na mesa: reitor da UPF fala sobre educação em reunião-almoço da ACIC Carazinho


Atividade integrou as comemorações dos 50 anos da Universidade de Passo Fundo
O papel da Universidade de Passo Fundo (UPF) no desenvolvimento regional foi conhecido com maior evidência e reconhecido pela Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) durante o encontro ‘Ideias na mesa’, que teve como convidado o reitor da UPF, José Carlos de Souza. A reunião-almoço, que reuniu empresários carazinhenses, foi realizada nesta segunda-feira, dia 21 de maio e teve como tema “Educação e desenvolvimento regional – o impacto do conhecimento a serviço da comunidade”.
Na oportunidade, o reitor apresentou a trajetória da UPF em seus 50 anos de atuação em prol da educação e do ensino superior. A Instituição foi reconhecida pela ACIC, que entregou a José Carlos uma placa que homenageou a marca histórica da Universidade. A entrega foi feita pelo presidente da entidade, Jocélio Nissel Cunha.
Para o reitor da UPF, o protagonismo da Universidade em sua atuação regional é evidenciado quando há reconhecimentos como o que foi recebido pela ACIC. “A UPF é uma instituição comunitária e está presente em toda a região. É importante podermos mostrar tudo o que a Instituição fez ao longo de 50 anos, especialmente aqui na cidade”, disse ele, apontando que é uma característica da UPF a inserção na realidade regional. “Há 50 anos estamos contribuindo com o desenvolvimento regional, nas questões mais importantes de cada comunidade”, frisa.

Fotos: Gelsoli Casagrande

Protagonismo regional
O presidente da ACIC, Jocélio Nissel Cunha, aponta que a UPF tem importância para toda a região. “Quando se pensa em desenvolvimento, a UPF é referência, sempre construindo as questões relevantes de todos os municípios. É uma oportunidade ímpar que temos de prestar esse reconhecimento e homenagem pelos seus 50 anos de pleno gás, uma universidade que se reinventa e cada dia está mais pujante”, salienta.
Presente na solenidade, o prefeito municipal de Carazinho, Milton Schmitz, evidenciou que é motivo de alegria receber a reitoria da UPF e destacou seu apreço pela Instituição e a sua importância regional. “O desenvolvimento passa pela educação. Fazer 50 anos é uma data histórica e a universidade ajudou a transformar a região, evidenciou a pujança e auxiliou no crescimento de todos os municípios”, comentou ele.
A mesa de autoridades ainda contou com a presença do diretor da UPF Carazinho, professor Helio Büllau e do presidente da Câmara de Vereadores de Carazinho, Márcio Hoppen. O evento teve a apresentação artística do talento carazinhense Pedro Rohde Frank. Estiveram prestigiando o Ideias na mesa professores e funcionários da UPF Carazinho, empresários da cidade e região e imprensa.



Veja também