Contato Vip


A Revista Contato VIP circula desde 1993 na região norte do Rio Grande do Sul, sediada em Carazinho. Em 2014 foi iniciado um projeto expansão, e hoje a revista circula também em Passo Fundo, Marau e demais cidades da região norte do Estado. Há mais de 25 anos mostrando o lado bom da vida!

Matérias do autor


16 de setembro de 2019

O folclore de volta à Passo Fundo


A cultura dos povos do mundo se encontrou novamente na abertura oficial da segunda edição do Festival de Dança Patrimonial em pares, Danzpare Brasil. Na noite do domingo (15), o teatro do SESC Passo Fundo foi palco das apresentações dos oito países participantes. O público lotou o auditório para conferir um pouco da cultura da Argentina, Chile, Equador, Colômbia, Guatemala, Peru, Uruguai e Brasil. A produtora cultural do festival no Brasil, Raquel Rubert Pereira, destacou que a qualidade desta edição. “Nós iniciamos muito bem com o público prestigiando e emocionado com as apresentações. Tenho a certeza de que ao final, todos ficarão com aquela vontade de querer um pouco mais de Danzpare Brasil”, afirmou.

O Bailarino do Uruguai, Oscar Luz, fez questão de mencionar a receptividade de todo o público de Passo Fundo. “Os voluntários, organizadores, guias e público mais que demonstraram que esta edição será um sucesso e a gente vai seguir nessa linha de se integrar cada vez mais por meio do folclore”. Além dos bailarinos que representam seus países, a inclusão fez parte do espetáculo. Um casal da Apae de Passo Fundo, a convite da organização do Danzpare Brasil, apresentou a música “balaio” com uma dança típica gaúcha, emocionando a plateia que aplaudiu de pé a apresentação.

O Danzpare surgiu na Costa Rica, em 2010, com o objetivo de divulgar a cultura dos povos por meio da dança e da música. No palco, a diretora de projetos e estratégia do Folk International Group – grupo que reúne todos os países detentores da marca Danzpare – Gabriela Gutiérrez, parabenizou a qualidade desta edição que teve já em seu início uma amostra do que as pessoas podem esperar. “A expectativa é de que o Danzpare Brasil seja um êxito até o final. Toda equipe envolvida é composta de muitos valores, compromissos e muita amizade, bem como cita a música oficial do festival”, afirmou.

A programação segue até o dia 22 de setembro com apresentações gratuitas para a comunidade. Na terça-feira (17), a comunidade pode acompanhar um show público no Bella Città Shoping, às 18h. Na quarta (18), das 8h30 às 11h, haverá oficinas de dança gratuita na Galeria Estação da Arte, no Parque da Gare, com os países participantes. A programação completa pode ser conferida na página oficial do evento no facebook.

No domingo a tarde, também aconteceram apresentações abertas ao público no Parque da Gare:

 Fotos: Daltro Mattos



Veja também