Prof. Sebastião comemora 30 anos de Desfiles Cívicos


Matérias do autor


9 de setembro de 2015

Tempo de Leitura: 3 minutos

Prof. Sebastião comemora 30 anos de Desfiles Cívicos


Quem não se emociona ao ver as Bandas Marciais passarem pela Avenida nos desfiles cívicos? Ouvir a batida dos bumbos, o som dos trompetes e sentir toda a energia ritmada de uma banda chega até a arrepiar.

Por trás de todo esse show existe um maestro, um professor que dá o tom, o ritmo e muitos outros ensinamentos aos jovens musicistas. O professor Sebastião Júnior de Albuquerque Silva sabe bem o que é isso, afinal, neste sete de setembro, ele comemorou o seu 30º ano de Desfiles Cívicos.

Formado em Geografia pela UPF, Pós Graduado em Educação Ambiental pela Faculdade SENAC / POA, Especialista no ensino da cultura Afro – Brasileira e Africana pela Secretaria de Inclusão, atualmente Cursando Regência e Prática de Conjunto na UFRGS, Sebastião atua no Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) Felipe Roberto Sehn, onde é responsável pela Orquestra Estudantil, e no Colégio Notre Dame Aparecida, onde há 15 anos é Regente da Banda Marcial. Ele ajudou a estruturar e criar cerca de 12 bandas musicais e marciais em sete cidades da região.

A história de Sebastião com a música começou na infância e se transferiu naturalmente para as suas atividades pedagógicas quando se tornou professor. Ele conta que a sua primeira experiência com Bandas ocorreu na então Banda Escocesa do Aparecida, em 1983. Depois disso ele foi convidado para trabalhar com a Banda Municipal de Carazinho, permanecendo lá por 19 anos.

– “Assim, acabei sendo reconhecido como instrutor, recebendo convites de diversas cidades do Estado e até mesmo de Santa Catarina”, relembra o professor.

 

Com a Banda Marcial do Colégio Notre Dame Aparecida

Com a Banda Marcial do Colégio Notre Dame Aparecida

 

Sebastião é um profissional da educação e a música sempre fez toda a diferença no trabalho com os alunos. Em todo esse tempo, ele jamais teve problemas com disciplina no seu trabalho e nas suas aulas.

– “Isto é um sinal do prazer que os alunos sentem nos nossos encontros. É nítido que as aulas na banda contribuem na vida escolar dos integrantes melhorando sua participação na escola e contribuindo de forma decisiva para a diminuição da evasão escolar”, salienta.

 

coqueiros do sul

Em Coqueiros do Sul

 

Em 30 anos, cerca de dois mil alunos passaram pelos diversos projetos musicais ministrados pelo Professor. Recentemente, dois de seus ex-alunos foram aprovados nas seletivas para as orquestras do Exército e outro para a Banda da Base Aérea de Canoas.  Sem falar nos diversos alunos que elegeram a música como profissão.

– “Sinto-me positivamente emocionado quando vejo que muitos dos meus ex-alunos acabaram conseguindo com a música uma forma de ganho financeiro. Vários são os conjuntos musicais compostos por alunos que integraram as Bandas Marciais sob minha coordenação. Tenho certeza que os valores que aprenderam, ajudaram em muito na formação do seu caráter”, argumenta Sebastião.

 

smec músicas

 

No meio de tantas alegrias, o professor também encontrou algumas dificuldades, principalmente no que diz respeito à falta de investimento em materiais como instrumentos e uniformes – que não demandam altos custos.

– “Um conjunto de instrumentos, uniformes adequados e um espaço protegido e acolhedor é o fundamental. O resultado é um grupo voltado para a cultura e o aprendizado, que irá representar de maneira positiva o município ou a sua entidade”.

A música provoca inúmeros benefícios na nossa vida, tanto no desenvolvimento afetivo, cognitivo, na coordenação motora, na autoestima, quanto na sociabilidade e no reconhecimento dos valores cívicos.

-“Nestes trinta anos de desfiles cívicos, continuamos buscando sempre fomentar os valores de cidadania. A educação é o caminho para a formação de um cidadão de bem. A música é a maneira que utilizei e utilizo para tornar nossos encontros educacionais mais prazerosos e produtivos. Ensinar é uma arte. Ensinar com música é uma bênção”, finaliza o professor.

 



Veja também