Projeto Desperta Carazinho dará início a exposição itinerante


Matérias do autor


7 de agosto de 2019

Tempo de Leitura: 2 minutos

Projeto Desperta Carazinho dará início a exposição itinerante


O Projeto Desperta Carazinho, promovido pela Fundação Cultural de Carazinho, visa promover a releitura de marcos e artefatos culturais de Carazinho, despertando o amor pela cidade, a valorização e a democratização da arte e da cultura, o incremento do turismo, a geração de emprego e renda, o afloramento de talentos e aptidões com criação e exposição de ícones representativos do patrimônio cultural da cidade.

O projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura/Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, através da Portaria N° 520, de 08/08/2018, e contou também com o apoio de empresas patrocinadoras da cidade. Entre as realizações previstas para esse projeto estavam oficinas gratuitas para a comunidade, que iniciaram seus estudos e produções no mês de abril. As aulas foram ministradas por professores, artesões e artistas da cidade, que fizeram um belo trabalho de pesquisa sobre a cidade para repassar aos seus alunos em forma de arte. As aulas foram concluídas no mês de junho, com cerca de 80 carazinhenses formados entre as diferentes oficinas de: cerâmica rústica, cerâmica esmaltada, biscuit, pintura, desenho, artesanato em madeira, artesanato em lixo tecnológico e escultura.

O dia 7 de agosto é o último dia de exposição na sede da Fuccar e, a partir de agora, as obras produzidas pelos alunos passam a fazer parte de uma exposição itinerante, que pode passar por escolas e outras entidades do município. No mês de setembro a exposição estará no Museu Olívio Otto.

Segundo a diretora artística do projeto, Ilse Ana Piva Paim, a intenção é de que algumas obras produzidas nas oficinas sejam destinadas a locais públicos de Carazinho. Visto que muitos dos visitantes da exposição ficaram interessados em adquirir as obras, os alunos que aprenderam as técnicas foram incentivados a continuarem suas produções para que possam também, futuramente, comercializar o seu trabalho.



Veja também