Reunião Almoço da CDL aborda o planejamento urbano de Passo Fundo


Matérias do autor


10 de julho de 2018

Tempo de Leitura: 2 minutos

Reunião Almoço da CDL aborda o planejamento urbano de Passo Fundo


“Qual a importância da vida pública e dos espaços públicos para a economia?”, questionou a arquiteta e Secretária de Planejamento de Passo Fundo, Ana Paula Wickert, durante a Reunião Almoço da CDL, realizada nesta terça-feira, 10 de julho. Em sua fala para empresários e autoridades do município, ela representou a Prefeitura de Passo Fundo e explicou como a cidade vem sendo planejada para os próximos anos. Segundo ela é fundamental observar e analisar a vida pública, ou seja, o comportamento dos moradores em relação aos espaços públicos, pois esse “uso” da cidade afeta diretamente a vida de seus moradores.  “Os espaços públicos vão além das praças, qualquer espaço fora dos edifícios é público. É por isso que a estruturação dos espaços públicos é parte da solução dos problemas da vida atual. Precisamos de uma cidade que chame as pessoas para fora de casa, para que assim possamos ter uma economia mais vivaz”, enfatizou.

Em Passo Fundo, a Prefeitura vem pensando na cidade de forma integrada. Desde 2013, a equipe tem trabalhado muito nisso e conseguiu entender que cidade é essa do século XXI, muito diferente da cidade de 10 anos atrás. Ana Paula apresentou as obras de infraestrutura feitas em Passo Fundo desde a sua gestão, como a criação da ciclovia da Avenida Brasil, a revitalização do Parque Linear 7º Céu, do Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto e do Parque da Gare, assim como outras obras de mobilidade urbana, como a realizada na Rua General Osório e Avenida Brasil. “Cada transformação desses espaços fez a cidade mudar de comportamento, porque permitiu que nós tivéssemos mais eventos, mais arte… As pessoas se apropriaram desses espaços e hoje podem conviver mais com a cidade, podem descobrir a cidade, criar projetos diferentes; as pessoas podem pedalar, se exercitar e ter um momento de saúde e lazer. Nós podemos também comprar nessa cidade porque é uma cidade que está adequada, segura e receptiva”, ressaltou.

Atualmente a Secretaria de Planejamento trabalha na ampliação das ciclovias da Avenida Presidente Vargas e na estruturação da Avenida Brasil, na maior obra que a cidade terá. Para Ana Paula o sucesso dessas e de outras ações vem da articulação entre o setor público e privado, parceria que visa continuar para garantir o desenvolvimento de Passo Fundo. “O futuro é definido hoje no nosso planejamento, que busca manter o foco nas pessoas e na qualidade de vida; fortalecer o comércio e os serviços nos bairros e assegurar a mobilidade ativa”, finalizou a Secretária.



Veja também