Segunda edição do Danzpare Brasil é oficialmente lançada em Passo Fundo


Matérias do autor


13 de agosto de 2019

Tempo de Leitura: 2 minutos

Segunda edição do Danzpare Brasil é oficialmente lançada em Passo Fundo


Na manhã desta terça-feira, 13 de agosto, aconteceu na sede da Baillar Centro de Danças, o café de lançamento da Segunda edição do Danzpare Brasil. Em setembro Passo Fundo vai sediar pela segunda vez o Festival de Dança Patrimonial em Pares, que também vai passar pelas cidade de Marau e Panambi. O evento já tem a confirmação de participação de países como Costa Rica, Colombia, Equador, Chile, Bolívia, Uruguai, Paraguai, El Salvador, Guatemala, Nicarágua, México e Argentina.

Durante o lançamento, a produtora Cultura do Danzpare no Brasil, Raquel Rubert Pereira, ressaltou com emoção a alegria de estar realizando o evento pela segunda vez em Passo Fundo. “Realizar um evento nos dias de hoje não é tarefa fácil, ainda mais se tratando de cultura. Sabemos que muito colaboramos e muito fomos ajudados para a realização desse evento, pois qualquer evento cultural não se faz sozinho. Não me passa outra palavra a não ser agradecer!”, destacou.

O Danzpare é um festival de dança de casais que surgiu em 2010 na Costa Rica, por iniciativa de Hans Leiton Gutiérrez e objetiva espalhar a cultura do mundo para o mundo, mantendo vivo o folclore e a identidade cultural dos países. Neste ano, a responsabilidade dos produtores é ainda maior, pois o último festival que aconteceu em Passo Fundo, no ano de 2017, foi escolhido como o melhor Danzpare de todos já realizados. “O nosso compromisso é realizá-lo com muita qualidade, presteza e invadir a cidade de cultura. Por isso temos duas importantes obrigações: de manter o nível deste festival como o último ou torna-lo ainda melhor e, também, a responsabilidade de não desapontar nossos parceiros”, comentou Raquel.

O secretário de Cultura de Passo Fundo, Henrique Fonseca, destacou a importância do festival. “Estamos nos preparando para receber e acolher mais um evento internacional que envolve a cultura, que tem como objetivo transformar! Quero cumprimentar a todas as pessoas envolvidas, vamos fazer sim um grande evento que vai marcar novamente Passo Fundo”.

 

Programação

O festival acontece de 14 a 22 de setembro em diversos locais da cidade. Estão previstas para essa edição apresentações em todas as escolas municipais, oficinas e exposição de fotos na Galeria Estação da Arte, participação nos eventos dos Festejos Farroupilhas, shows públicos no Parque da Gare, Teatro do Sesc e no Bella Città Shopping. Durante os dias de evento também será possível conhecer o artesanato dos países participantes, as diferentes indumentárias, os jogos tradicionais, dialogar e compartilhar momentos com os bailarinos, itens que se somam na intenção de popularizar as culturas mundiais e contribuir ainda mais para o crescimento cultural dos diferentes povos, principalmente das comunidades que recebem o evento. O pontapé inicial do festival para o público é no dia 15 de setembro, às 15h30, no anfiteatro do Parque da Gare, seguido da abertura oficial às 19h no Sesc.

Paralelamente ao festival neste ano, o Brasil também será sede do “Congresso Mundial Danzpare”, onde produtores culturais de todos os países filiados ao festival irão se reunir para alinhar diretrizes e definir padrões a nível mundial para a realização dos festivais. O evento é uma promoção da Baillar Centro de Danças com apoio da Prefeitura de Passo Fundo, Sesc, 7ª Região Tradicionalista, Clube Comercial, Fasurgs e Bella Città Shopping Center.

 



Veja também