Sicredi Alto Jacuí participa do Ideias na Mesa da ACIC


Matérias do autor


30 de maio de 2017

Tempo de Leitura: 2 minutos

Sicredi Alto Jacuí participa do Ideias na Mesa da ACIC


O Ideias na Mesa da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) recebeu nesta segunda-feira, 29, o presidente do SICREDI Alto Jacuí, José Celeste de Negri. Também estiveram presentes o vice-presidente da cooperativa de crédito, Gervásio Diehl e o gerente regional de desenvolvimento, Edison Newald Silva.

Dentro da proposta do Ideias na Mesa para o ano de 2017, está prevista a participação das empresas patrocinadoras do evento, trazendo informações institucionais relevantes para o empresariado carazinhense. Dentre elas, o SICREDI Alto Jacuí, que apresentou um balanço de 2016 e as perspectivas para 2017.

Conforme o presidente, o SICREDI tem uma preocupação irrestrita com o associado, com a natureza, com o respeito às normas, com o desenvolvimento das pessoas, com o sistema e com a eficácia e transparência na gestão. Atualmente a cooperativa de crédito tem 3,46 milhões de associados, 1.530 agências, 21,4 mil colaboradores e 118 cooperativas.

Especificamente no RS, 13% da população é associada do Sicredi e 27% das empresas também. São 582 pontos de atendimento, 39 cooperativas e 1, 566 milhão de associados em todo Estado.

Somente na área do SICREDI Alto Jacuí são 10 pontos de atendimento distribuídos em sete cidades. Em 2016, o crescimento da cooperativa de crédito foi de 2,1% no geral e apenas na poupança, o aumento foi 21% quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Sobre a instabilidade financeira que atravessa o País, o gerente regional de desenvolvimento do SICREDI, Edison Newald Silva avalia a situação como parte de uma sequência histórica de baixo crescimento. “Por isso dizemos para nossa equipe que precisamos nos acostumar a lidar com a incerteza, sendo menos reativos e mais proativos, antecipando-nos ao que pode acontecer no mercado”, diz.

Fotos: Fabiana Siqueira

 

Dentre os planos para este ano, estão a concretização da entrada do SICREDI Alto Jacuí em Santa Catarina; dar ênfase ao relacionamento próximo com as comunidades onde atua e prezar pelas necessidades e preocupações dos  associados. “Nós nos preocupamos com que o associado não apenas faça parte da nossa instituição financeira de crédito cooperativo, mas que tenha ganho com isso, em negociações que são boas para ambas as partes”, destaca.

Já o vice-presidente da cooperativa de crédito, Gervásio Diehl disse que num momento como este, a inovação faz toda a diferença para o negócio. “Talvez seja necessário baixar um pouco a margem de lucro, para investir naquilo que pode fazer a diferença no mercado e aumentar o capital de giro, que ainda é mais importante do que a margem. Cuidar da despesa fixa, melhorar o atendimento, fazer promoções para liberar estoque são atitudes que podem fazer a diferença”, conclui.

O presidente da ACIC, Jocélio Cunha destacou a importância da cooperativa de crédito para a cidade e região. “O SICREDI Alto Jacuí, além dos serviços que presta se preocupa em colaborar de maneira efetiva com a comunidade onde está inserida, o que para nós e para a cidade é sinônimo de crescimento”, frisa.



Veja também