Uma nova marca para uma nova Instituição


Matérias do autor


3 de maio de 2019

Tempo de Leitura: 2 minutos

Uma nova marca para uma nova Instituição


Imprensa local e regional, autoridades e lideranças participaram do lançamento da nova marca e do Vestibular de Inverno da UPF

Abrir novos espaços, melhorar estruturas e processos, repensar e reler a própria Instituição. Esses são alguns dos objetivos da Universidade de Passo Fundo (UPF), que apresentou à comunidade a sua nova marca. Com a presença de representantes da imprensa local e regional e de lideranças comunitárias, a Reitoria, os diretores de Unidade, a Agência de Comunicação e Marketing (Agecom) e o Núcleo Experimental de Publicidade e Propaganda (Nexpp) apresentaram os novos materiais e a campanha do Vestibular de Inverno 2019.

Para a reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, a trajetória consolidada da UPF permite mudanças, lançando o desafio da reconstrução e atualização em todas as esferas. “Estamos fortalecendo laços, com a região e com o mundo. Estamos qualificando serviços, melhorando estruturas e, a partir da dedicação dos professores, colaboradores e de nossos parceiros, evoluindo. Queremos mudar, mas seguir preservando valores fundamentais, elementos de sucesso que precisam continuar sendo aprimorados”, frisou.

Sobre a nova marca, construída a partir das referências históricas que tiveram início em 1968, Bernadete destacou a importância de se fazer releituras, atualizando não apenas uma logomarca, mas a própria Universidade. “Essa é uma marca com elementos que pontuam o próprio tempo da UPF. Mostra nossa diversidade, o trabalho colaborativo e a inovação, não apenas tecnológica, mas pedagógica e social”, reforçou a reitora.

O vice-reitor de Graduação, professor Dr. Edison Casagranda, destacou os diferenciais do processo seletivo de inverno, informando os cursos oferecidos e as oportunidades de bolsas. Ele pontuou que a nova marca, que já entra na campanha do Vestibular, também permite refletir sobre o que a Universidade pretende para o futuro, sem deixar de lado os exemplos e os aprendizados do passado. “Esse modelo que apresentamos hoje mostra algo que queremos fazer daqui para frente, mas também nos faz refletir sobre como chegamos até aqui. Queremos que novos estudantes, com suas mais variadas experiências, possam ter a oportunidade de vivenciar e participar dessa construção histórica”, reforçou. As inscrições já estão abertas no site www.vestibular.upf.br.

Também estiveram presentes os vice-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Antônio Thomé; de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva; e Administrativo, Dr. Cristiano Cervi; além de coordenadores de curso e diretores de Unidades.

A nova marca

Disponível em todos os canais institucionais, a logomarca foi construída de maneira coletiva e traz, justamente, a ideia de união, compartilhamento e diversidade. De acordo com o professor Me. Olmiro Cristiano Lara Schaeffer, supervisor de criação no Núcleo, a nova marca traz novos desafios para a Universidade e mostra a sua grandeza, força e dinamicidade. “Até então, vínhamos com uma imagem que trazia a ideia da pesquisa, do ensino e da extensão de forma separada, agora, esses conceitos se unem à inovação e se multiplicam. Não perdemos os nossos famosos triângulos, mas os ampliamos. As cores são inspiradas no próprio campus e na diversidade de cultura e conhecimento que temos aqui”, ressaltou.

A gerente de Marketing e Comunicação, Daniela Jardim, destacou que o objetivo é, a partir da nova marca, fazer também uma nova comunicação. Segundo ela, as ações serão mais objetivas e mostrarão a Universidade em seu íntimo, apresentando personagens reais, egressos, acadêmicos, professores e colaboradores que ajudam a construir a história.

Fotos: Alessandra Pasinato/Camila Guedes



Veja também