“I can’t breathe” – traduzida para o português, Eu não consigo respirar –, retrata a tragédia ocorrida no dia 14 de julho de 2014, em New York, com o jovem Eric Garner. Eric era um jovem negro americano, morto por um policial branco. A partir de uma exposição artística, da artista Xixa Silveira, que está aberta na antiga estação férrea de Passo Fundo, é possível ter uma experiência imersiva e reflexiva sobre a história.
Promovida pela Confraria das Artes, com curadoria de Lindiara Paz, a exposição acontece desde a última quarta-feira (8) e recebe quem quiser visitá-la até o próximo dia 28.
Descrição da exposição
“[Eric] foi morto por estrangulamento, sem a menor chance de defesa. A respiração é forma que o corpo humano tem de obter elementos vitais para sua sobrevivência, existência e socialização. Impedir que tais elementos cumpram tal função é uma das maiores desumanidades da humanidade, seja consciente ou por negligência. Percebesse o descaso e total ausência de empatia encravadas em discursos internos e externos muitas vezes preconceituosos, antiéticos e que ferem profundamente o direto do ser humano em simplesmente SER humano na diversidade e complexidade que impele esse ser.”