Matérias do autor


20 de maio de 2020

Tempo de Leitura: 2 minutos

10 curiosidades sobre o consumo de redes sociais e internet durante a pandemia


1 – Serviços de streaming como Netflix e Amazon Prime Video, registraram um crescimento de 20%.

2 – No Instagram os dados do são os mais chocantes. A rede social de fotos e vídeos registrou um aumento de 70% no uso das lives – tanto para transmissão quanto para consumo.

3 – Governo e Saúde que se destacam quando analisamos as categorias isoladamente tanto no crescimento no volume de ações e conteúdo e ações por post.

4 – Os tipos de conteúdo que funcionam melhor para cada rede social durante a pandemia foram: No Facebook os links a notas detalhadas, entrevistas e conferências são os que predominam, enquanto no Instagram são as fotos e vídeos de “Notícias de última hora” sobre personalidades que foram diagnosticadas com o vírus. Por outro lado, o Twitter se torna a rede social de notícias de “última hora” com estatísticas e gráficos de contágio locais, recomendações e “dicas” de prevenção que predominam no dia a dia.

5 – Quem segura o TikTok? A rede social chinesa superou gigantes como Facebook e Instagram e agora é o terceiro aplicativo mais baixado do mundo, com 1,5 bilhão de downloads. No Brasil, onde ainda não é tão popular quanto na China e nos Estados Unidos, já são mais de oito milhões de usuários.

6 – O post com maior engajamento até aqui, tanto no Facebook quanto no Instagram, foi da Cervejaria Ambev divulgando a ação da marca em transformar o álcool da cervejaria em álcool em gel envasado nas próprias embalagens (um demonstrativo de que no momento ações relevantes e que tenham impacto direto nesta nova realidade conseguirão maior engajamento com a audiência).

7 – O desafio do papel higiênico é outro movimento viral por estes dias e o primeiro a ser criado durante a quarentena. O challenge nasceu em Espanha, às mãos – neste caso, pés – do ex-jogador do Benfica, Joan Capdevilla.

8 – A infraestrutura brasileira de internet registrou um fluxo de tráfego de 11 Tb/s em 23 de março. O valor é considerado alto e atípico: a média de terabits por segundo registrada ao longo de 2019 foi de 4,69 Tb/s.

9 – A pandemia do novo coronavírus mudou também o comportamento dos artistas nas redes sociais. Com mais gente em casa devido a quarentena, os famosos e as marcas estão investindo pesado na produção de conteúdo para as mídias sociais. A Universal Musical foi uma das gravadoras a sair na frente e traçar uma estratégia para seus artistas, que passarão a interagir mais com os fãs pelos seus perfis oficiais.

10 – O Brasil está em quinto lugar como o país com mais postagens de empresas sobre a covid-19, totalizando quase cinco mil publicações e mais de um milhão de interações no Facebook. Já no Instagram, ficou em terceiro lugar, alcançando mais de dois mil posts e quase dois milhões de interações.



Veja também