1º Congresso Imersivo de Práticas Integrativas traz Ana Claudia Quintana Arantes à Passo Fundo


Matérias do autor


13 de agosto de 2024

Tempo de Leitura: 3 minutos

1º Congresso Imersivo de Práticas Integrativas traz Ana Claudia Quintana Arantes à Passo Fundo


Evento ocorre de 02 a 04 de setembro de 2024, em Passo Fundo/RS, com a presença da renomada médica geriatra e referência nacional em cuidados paliativos

Referência nacional em medicina paliativa, Ana Claudia Quintana Arantes, médica geriatra, autora de obras, tais como “A morte é um dia que vale a pena viver’’, “Histórias lindas de morrer’’ e “Mundo dentro: poesia de sobrevivência’’, vai estar em Passo Fundo no 1º Congresso Imersivo de Práticas Integrativas, de 02 a 04 de setembro de 2024.

O Congresso é promovido pelo Instituto Sétimo Saber e pretende estimular discussões e aprendizado sobre métodos integrativos que podem ser aplicados no dia a dia para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida. O evento visa oferecer uma experiência imersiva, combinando saúde, autocuidado e educação de maneira prática e acessível, com o intuito de fortalecer a rede de profissionais da área e encorajar a adoção de práticas integrativas.

A iniciativa também se alinha às diretrizes do Ministério da Saúde, garantindo que o conteúdo discutido esteja de acordo com as melhores práticas e regulamentações vigentes. O primeiro lote das inscrições para o Congresso já estão abertas e podem ser feitas no site  https://www.congressocipi.com.br/.

A educadora e idealizadora do Instituto Sétimo Saber, Adriana Fêrreira, explica que a escolha por Ana Claudia Quintana Arantes para abrir o 1º Congresso Imersivo de Práticas Integrativas tem conexão direta com experiências pessoais que despertaram a importância de tornar a pauta acessível para mais pessoas.

“Eu passei três anos acompanhando os meus pais em tratamentos oncológicos. O meu pai, por exemplo, fez dois anos de hemodiálise. Se tem uma pessoa que entende a necessidade de equipes especializadas no atendimento paliativo, infelizmente, sou eu, pela experiência que eu tive. O Instituto Sétimo Saber trabalha com sete direções. A última, a direção mais importante, é a que leva para você. Esse é o princípio, esta é a importância de ter a Ana Claudia compartilhando conhecimento com o público”, frisa Adriana.

A realização da primeira edição do evento em Passo Fundo responde à crescente demanda por métodos alternativos e complementares de cuidados com a saúde. Os participantes do 1º Congresso Imersivo de Práticas Integrativas terão certificação de 12 horas ou 20 horas, conforme a modalidade de participação. Em breve, a programação completa para os três dias de evento será divulgada nos canais oficiais.

Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são regulamentadas no Brasil
Desde maio de 2006, as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são regulamentadas no Brasil pelo Ministério da Saúde através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Essa política tem como objetivo promover a integração dessas práticas ao Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o acesso da população a tratamentos complementares que visam à promoção da saúde, prevenção de doenças e cuidados contínuos.

A PNPIC reconhece e incorpora diversas práticas, como acupuntura, homeopatia, fitoterapia, osteopatia, quiropraxia, e terapias integrativas baseadas em saberes tradicionais e complementares, como a medicina tradicional chinesa e ayurvédica. A legislação também estabelece diretrizes para a formação de profissionais, a organização dos serviços e a gestão da implementação dessas práticas no SUS. Em 2017, as modalidades de constelação familiar, a arteterapia e a musicoterapia foram inseridas na política.

Quem é Ana Claudia Quintana Arantes?
Médica, escritora, professora e palestrante em temas sobre envelhecimento e morte – e a vida que preenche o espaço desses momentos humanos. Formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Tem pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia, especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e pela Universidade de Oxford.

Ajudou a fundar a Casa do Cuidar, organizando e ministrando aulas nos cursos de formação multiprofissionais. Desde 2019, é presidente da instituição. No atendimento aos pacientes, atua em consultório e também na Casa Humana, onde coordena a atenção domiciliar em cuidados paliativos para pessoas portadoras de doença crônica ameaçadora da vida.

Participou, ainda, do TEDx FMUSP com a palestra “A Morte é um dia que vale a pena viver” e lançou um livro pela Editora Sextante com o mesmo título, que tem sido considerado o seu guia para outras prosas e poesias, como “Histórias lindas de morrer”, “Pra toda a vida valer a pena viver”, “Linhas Pares” e “Mundo Dentro”.

Serviço
O que: 1º Congresso Imersivo de Práticas Integrativas
Quando: de 2 a 4 de setembro de 2024
Onde: Bless Centro de Eventos, em Passo Fundo/RS
Informações e inscrição: https://www.congressocipi.com.br/
Realização: Instituto Sétimo Saber
Instagram: @setimosaber

 

Foto: Arquivo pessoal

 



Veja também