Adriana Matiotti


Cirurgiã Dentista Especialista em Prótese e Implantes Dentários. Formada em Odontologia na instituição de ensino UFRGS. Estudou Especialização em Prótese Dentaria na instituição de ensino PUCRS.

Matérias do autor


6 de setembro de 2021

Tempo de Leitura: 2 minutos

Existe a possibilidade de rejeição do implante dentário?


Muito se fala sobre implante dentário, mas será que essa pecinha de titânio pode ser rejeitada pelo paciente?

Existem muitas vantagens em colocar implante dentário, que agregam desde a saúde bucal até o bem-estar do paciente. Não é apenas repor um espaço vazio no sorriso, é também devolver a qualidade de vida de uma pessoa. Mas antes de aderir ao procedimento, muitos pacientes costumam ter dúvidas sobre a possibilidade de rejeição do implante, peça de titânio que substitui a raiz do dente. Será mesmo que o corpo humano pode reprovar a instalação deste material?

O PACIENTE PODE REJEITAR O IMPLANTE DENTÁRIO?
Com a evolução da odontologia, os implantes dentários são cada vez mais indicados como um dos principais tratamentos reabilitadores por melhorar bastante o desempenho estético e funcional dos pacientes. Por conta disso,  é comum muitas pessoas terem receio de um implante ser rejeitado. Porém,  não existe essa possibilidade. Atualmente as estatísticas mostram que os índices de sucesso dos implantes dentários ultrapassam a taxa de 95%.

As falhas que podem ocorrer, são devido à falta ou insucesso da osseointegração que é a união perfeita entre o osso do dente e o implante dentário. Neste processo, ocorre um suporte estável, ausência de dor e inflamação, além da falta de mobilidade aparente de uma prótese sob cargas funcionais. Ou seja, é a cicatrização que acontece após a implantodontia.

Essa integração óssea pode ser afetada por alguma intercorrência ou falha no planejamento cirúrgico e o profissional dentista deve estar atento para que não ocorram. Outras causas para o insucesso de um implante estão associadas à saúde orgânica do paciente, pois algumas doenças podem interferir na cicatrização.

Alguns fatores como o tabagismo, alcoolismo e a falta ou descumprimento dos cuidados pré e pós-operatórios, também podem aumentar a chance de o implante não osseointegrar.

ENTENDA MELHOR COMO FUNCIONA!
O pino utilizado no tratamento normalmente é feito de titânio, um elemento biocompatível e que não ocasiona nenhuma rejeição pelo organismo do paciente. Além de ser bem pesquisado e ter sua eficiência comprovada, esse material é indicado para diversos tratamentos médicos, como a ortopedia, e odontológicos, no caso da implantodontia. Por isso, fique tranquilo e elimine a possibilidade do implante ser recusado pelo seu sorriso.

 

 



Veja também