Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/contatovip/www/wp-includes/post-template.php on line 317
6 dicas para preservar seus implantes dentários

Adriana Matiotti


Cirurgiã Dentista Especialista em Prótese e Implantes Dentários. Formada em Odontologia na instituição de ensino UFRGS. Estudou Especialização em Prótese Dentaria na instituição de ensino PUCRS.

Matérias do autor


19 de janeiro de 2021

Tempo de Leitura: 2 minutos

6 dicas para preservar seus implantes dentários


Os Implantes dentários vão transformar a vida de muitas pessoas, pois afinal possibilita mastigar e falar normalmente e voltar a sorrir com confiança. No entanto é preciso destacar que este tratamento é delicado e complexo e, portanto, não termina depois da cirurgia.

O sucesso de um tratamento com implantes dentários vai depender de disciplina e dos cuidados do paciente em fazer corretamente a manutenção dos dentes implantados.

1- Retorno ao consultório dentário para revisões periódicas a cada 4 ou 6 meses, conforme a orientação do dentista;
Quem é portador de implantes deve mudar alguns hábitos e fazer o acompanhamento com o dentista para garantir a cicatrização adequada e evitar a perda óssea.

2-Higienização adequada;
Os implantes e as próteses são artificiais, mas não estão imunes à todas as doenças da boca.  Na consulta de manutenção, o dentista fará a avaliação de saúde bucal e do estado dos implantes. Alguns tipos de prótese podem ser removidas e será feita uma limpeza minuciosa e adequada das próteses e dos implantes. É importante averiguar se há acúmulo de placa e/ou tártaro. A placa e o tártaro podem aderir e ficar acumulados nas próteses e implantes, comprometendo o tratamento.

3-Exames radiográficos periódicos;
Os exames radiográficos serão solicitados ou realizados pelo dentista, a fim de descobrir se ocorreu perda óssea e se a estrutura ao redor dos implantes está saudável. Os exames radiográficos devem ser realizados semestral ou anualmente.

4-Mudança de hábitos;
Roer as unhas, ou hábitos de abrir frascos e embalagens com os dentes, poderão provocar desgastes, trincas ou fraturas das próteses, devendo ser ao máximo evitados. Essas fraturas ou desgastes excessivos podem fazer com que a substituição das peças seja necessária.

5-Cuidados com a alimentação;
Os alimentos devem ser selecionados, evitando aqueles muito duros e sempre com o cuidado de cortá-los antes de levar à boca e mastigar. As raízes dos dentes naturais são envolvidas por uma película de fibras que amortece o impacto dos alimentos na mastigação, protegendo os dentes e o osso. Os implantes são fixados diretamente ao osso e a força mastigatória, se exagerada, será totalmente transmitida podendo lesar a estrutura óssea e também os implantes.

6-Seguir  as recomendações do dentista
O tratamento odontológico com implantes dentários será muito bem sucedido com os cuidados de manutenção. A boca e os dentes saudáveis são de suma importância para uma boa saúde corporal e mental. É só seguir as recomendações do dentista para exibir um sorriso saudável e bonito que vai elevar sua autoestima.

 

 



Veja também