Adriana Matiotti


Cirurgiã Dentista Especialista em Prótese e Implantes Dentários. Formada em Odontologia na instituição de ensino UFRGS. Estudou Especialização em Prótese Dentaria na instituição de ensino PUCRS.

Matérias do autor


23 de setembro de 2020

Tempo de Leitura: 2 minutos

  8 Passos para manter a Saúde Oral aos 60, 70, 80……


Cuidados com a saúde oral são importantes para manter boa saúde do organismo. Uma rotina de cuidados diários é necessária para que os dentes e gengiva se mantenham saudáveis.

Com o envelhecimento, os dentes e as gengivas se tornam mais suscetíveis a vários tipos de inflamações e infecções. Como acontece com todo o organismo , as faixas etárias mais avançadas se tornam vulneráveis às doenças da boca, portanto os cuidados devem ser redobrados.

A diminuição da saliva é um fator comum ao envelhecimento, facilitando a ocorrência de cáries, e portanto, o primeiro passo para manter uma boa saúde oral é:

  • Manter-se hidratado.

Beba bastante água, desta forma, a produção de saliva aumenta, e seus dentes se manterão com maior imunidade às cáries.

  • Abuse do flúor

Nesta fase, a incidência de cárie é maior e os dentes estão mais fracos. Além disso, a presença de restaurações e de próteses, propiciam a retenção de bactérias nocivas na boca. O flúor fortalece a estrutura dentária. Ele está presente nos cremes dentais fluoretados e na água da rede pública.

Se você não utiliza a água da rede pública para beber, converse com seu dentista, ele pode receitar uma solução fluoretada para bochechos diários ou semanais.

  • Tenha uma boa alimentação

A alimentação deve ser rica em alimentos fibrosos como grãos, frutas e verduras e deve ser pobre em açúcar.

Na terceira idade a vulnerabilidade dos dentes às cáries é maior, e o açúcar intensificará a probabilidade desta doença se instalar.

  • Os cuidados com a higiene oral devem ser redobrados, e um momento do dia deve ser dedicado a realizar a escovação cautelosa, com uma escova apropriada, que não agrida a gengiva.

O fio dental deve ser utilizado diariamente e talvez seu dentista lhe prescreva escovas especiais para uma limpeza mais efetiva.

  • As próteses removíveis e dentaduras devem ser revisadas e substituídas dentro do tempo previsto.

Em média, uma prótese acrílica deve ser substituída em 5 anos,

pois os dentes gastam e a mastigação fica deficitária. Assim como a estrutura da face perde sustentação, alterando a musculatura,  outras estruturas como os lábios e as articulações faciais sofrem alterações com o passar do tempo.

  • Dentes que foram extraídos devem ser repostos através de implantes ou outros tipos de próteses.

Quando um ou mais dentes estão ausentes, ocorre desequilíbrio entre as arcadas e os dentes que restaram em boca,  estarão permanentemente em sobrecarga mastigatória. Esta sobrecarga provocará desgaste excessivo e prematuro dos dentes.

Outra consequência das falhas dentárias é a MIGRAÇÃO, ou seja, deslocamento desorientado dos dentes procurando uma estabilidade na arcada dentária.

  • As doenças crônicas interferem na saúde oral, e os pacientes que são portadores destas doenças, devem ter o cuidado de mantê-las controladas. O diabetes, por exemplo, favorece a instalação de cáries e doenças gengivais.
  • As visitas ao dentista devem ser regulares, e quando houver manifestação de qualquer sintoma, não espere para buscar uma solução para seu problema. Evitando que o problema se agrave, você sempre terá benefícios para seus dentes e sua boca.

 

Adriana Matiotti

Especialista em Protese Dentária

Implantes Dentários

Odontogeriatria

 



Veja também