Sobre privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.


Matérias do autor


23 de abril de 2024

Tempo de Leitura: < 1 minuto

A NEUROPSICOPEDAGOGIA E A APRENDIZAGEM


A neuropsicopedagogia, embora ainda seja uma ciência considerada nova, é uma ciência transdisciplinar, fundamentada nos conhecimentos da neurociências juntamente com os conhecimentos da psicologia cognitiva e da pedagogia, buscando fundamentar-se nestes saberes de modo a compreender a aprendizagem.

Percebe-se que a neurociência possibilita um outro olhar para o processo de aprendizagem, oferecendo embasamento científico para as ações pedagógicas de forma a gerar compreensão dos processos cognitivos. Observa-se que a neurociência pode ser um instrumento facilitador no processo de ensino aprendizagem, já que, ao investigar e lidar com as informações sobre as especificidades do Sistema Nervoso Central, essa ciência permite compreender como o ser humano aprende.

A abordagem neuropsicopedagógica considera as relações entre o cérebro, a cognição e o comportamento, buscando compreender como esses aspectos influenciam o processo de aprendizagem. Dessa forma, é possível identificar as dificuldades específicas de cada aluno e desenvolver estratégias e intervenções adequadas para auxiliá-lo em seu processo de aprendizagem.

 

 

 



Veja também

    Sobre privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.