Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/contatovip/www/wp-includes/post-template.php on line 317
As funções da saliva

Adriana Matiotti


Cirurgiã Dentista Especialista em Prótese e Implantes Dentários. Formada em Odontologia na instituição de ensino UFRGS. Estudou Especialização em Prótese Dentaria na instituição de ensino PUCRS.

Matérias do autor


21 de março de 2021

Tempo de Leitura: 2 minutos

As funções da saliva


Você conhece as funções da saliva?

A saliva tem um papel importante na manutenção da saúde oral, além disso, sua composição, concentração e quantidade de fluxo salivar são determinantes para manter a integridade dos tecidos duros e moles presentes na cavidade oral.

Conheça as funções  da saliva:

Gustação:
Através de suas propriedades e características específicas, a saliva tem a capacidade de dissolver substâncias, permitindo que as papilas gustativas percebam sabores diferentes.

Proteção e Lubrificação:
A saliva forma uma cobertura que lubrifica e protege os tecidos orais contra agentes irritantes.

Diluição e Limpeza:
A saliva dilui as substâncias dos alimentos e sua fluidez proporciona limpeza mecânica dos resíduos presentes na boca. Também tem a capacidade de neutralizar os ácidos produzidos pelas bactérias, ajudando a evitar cáries.

Propriedades antibacterianas:
Controla  o crescimento bacteriano e de fungos que ocorre sobre os dentes e mucosas da boca.

Digestão:
As enzimas existentes na composição salivar quebram as moléculas de amido dos alimentos, favorecendo a formação do bolo alimentar, iniciando a digestão.

Reparação Tecidual:
Esta é outra função da saliva. Você já reparou como o tempo de sangramento de um corte dentro da boca é inferior ao da pele, por exemplo? Pois a saliva tem a capacidade de regenerar os tecidos mais rapidamente. Por isso uma ferida na boca  tem a cura mais rápida que em outras partes do corpo.

Quanto maior for o fluxo salivar, maior será a limpeza e a capacidade de diluição da saliva. Como o principal componente da saliva é água, é importante mantermo-nos hidratados para manter um bom nível de fluxo salivar.

Uma grande quantidade de  medicamentos , em torno de 400 tipos, tem como efeito colateral, a diminuição do fluxo salivar. Dentre eles alguns muito utilizados, como antidepressivos, anti-hipertensivos, diuréticos, anti-parkinsonianos, analgésicos, anticonvulsivantes, antialérgicos, anti-inflamatórios , ansiolíticos.

A diminuição do fluxo salivar causada por estes medicamentos e por algumas doenças crônicas como Síndrome de Sjogren, diabetes, AIDS, artrite reumatoide entre outras, pode afetar a saúde oral, como o aumento da incidência de cáries e inflamações gengivais.

Agora você já conhece a importância da saliva e deve ficar atento às mudanças de estado de saúde. A  presença de algumas doenças no organismo ou a utilização de medicamentos podem causar diminuição da quantidade de saliva, afetando a saúde dos dentes e da boca.

 



Veja também