Câncer de Cólon


Matérias do autor


23 de setembro de 2020

Tempo de Leitura: 2 minutos

Câncer de Cólon

A doença que matou o astro do filme Pantera Negra.


Com a morte do ator Chadwick Boseman, aos 43 anos, conhecido por interpretar o Pantera Negra no filme da Marvel, coloca em pauta o câncer de Cólon

Em todo o mundo, o câncer de cólon corresponde a 10% de todos os novos casos da doença. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de cólon e reto é o terceiro mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres. A oncologista Patrícia Pacheco nos traz informações referente a prevenção, diagnóstico e dieta.

Como prevenir

Uma alimentação rica em fibras, frutas e vegetais, evitar o consumo excessivo de carne vermelha, embutidos e alimentos processados, não consumir bebidas alcoólicas em excesso e evitar o tabagismo, além de praticar exercícios físicos pelo menos três vezes por semana, são indispensáveis para a prevenção do câncer cólon ou colorretal.

Diagnóstico

Além disso, a colonoscopia é um exame extremamente importante para a prevenção e detecção precoce de câncer colorretal, pois faz à análise completa do órgão. É por meio dele, inclusive, que o médico especialista remove pólipos, lesões que, se não tratadas, podem levar ao câncer.

Dieta

Pessoas cujas dietas eram mais “pró-inflamatórias” tinham um risco 44% maior de desenvolver câncer de cólon em comparação com aquelas que tinham dietas com pouca inflamação, que geralmente incluíam grandes quantidades de vegetais folhosos verde-escuros e grãos integrais. Mesmo após o ajuste para outros fatores causadores de câncer, como alto índice de massa corporal e menos atividade física, o risco de desenvolver câncer de cólon ainda era significativamente elevado entre aqueles que tinham uma dieta pró-inflamatória.

Dieta inflamatória: frituras, ultraprocessados (industrializados), carnes vermelhas, embutidos, açúcar refinado.

Lembrando sempre que atividade física regular, alimentação balanceada, qualidade do sono e controle do stress, são fatores importantes para a preservação da saúde.

 

Sobre a Oncologista Patrícia Pacheco

Formada pela Universidade de Passo Fundo, e com Residência Médica em Clínica Médica, na Santa Casa, de Porto Alegre e em Oncologia Clínica, no Hospital São Lucas da PUC/RS. Em seu currículo também são destaque suas experiências internacionais com: Neuro-oncologia no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, de Nova Iorque/EUA, Dana-Farber Cancer Institute, de Boston/EUA e Centre Hospitalier Universitaire Voudois – CHUV, Lausanne/CH.

Atualmente ela é professor da Faculdade de Medicina da UPF e Supervisora da Residência Médica em Oncologia Clínica da UFFS – campo Hospital São Vicente de Paulo. Patrícia possui Curso de Princípios de Pesquisa Clínica na Harvard T.H.Chan School of Public Health, atualmente é corrodenadora do Centro de Pesquisa do Hospital de Caridade de Carazinho, onde atualmente está com um estudo aberto e dois em fase de abertura.

Consultório em Passo Fundo na Rua Uruguai, 2001 – sala 414B – Centro Clínico Crediplan – Fone (54) 3046-0186 e em Carazinho no Hospital de Caridade de Carazinho – HCC.

 

Patrícia Pacheco

Médica Oncologista

CRM 34.777

RQE 29.955



Veja também