Adriana Matiotti


Cirurgiã Dentista Especialista em Prótese e Implantes Dentários. Formada em Odontologia na instituição de ensino UFRGS. Estudou Especialização em Prótese Dentaria na instituição de ensino PUCRS.

Matérias do autor


31 de março de 2022

Tempo de Leitura: 2 minutos

Clareamento Dental – Porque uma boa selfie pede um belo sorriso!


Descubra o melhor método pra você!

Ter um sorriso branco é o sonho da maioria das pessoas! Muitos vão ficar decepcionados, mas cremes dentais não clareiam os dentes. Eles não têm o mesmo mecanismo de ação dos clareadores usados pelos dentistas! O que eles promovem é a remoção dos pigmentos mais superficiais dos dentes, pois apresentam abrasivos em sua fórmula e o seu uso excessivo e a longo prazo pode levar a um desgaste do esmalte dentário.

O clareamento caseiro requer paciência porque leva mais tempo para obter resultado quando comparado ao método feito em consultório. Essa técnica é realizada pelo paciente em casa, e supervisionada pelo dentista durante as consultas de acompanhamento.

O paciente utiliza uma moldeira confeccionada especialmente de acordo com a sua arcada dentária junto com um gel clareador. Esse gel possui concentrações diferentes e é o Dentista quem determinará o tempo de uso adequado de acordo com cada paciente. Dentro de 1 semana já é possível ver os resultados e o tratamento completo pode levar até 4 semanas.

Clareamento a laser ou de Consultório

Esse método em contrapartida é um pouco mais rápido, já que o gel clareador se encontra em uma concentração mais alta, e por isso deve ser feito no Consultório Odontológico para que o dentista tenha total controle da aplicação e proteção dos tecidos gengivais. A consulta leva em torno de 45 minutos e pode ser realizada de 2 a 3 sessões de acordo com cada paciente.

Existe contraindicação ?
O clareamento não pode ser realizado, em pacientes que apresentam tártaros, placa dental ou gengiva com sangramento, nestes casos tratamento será realizado antes do clareamento.

Importante saber:

  • Em pacientes muito jovens o tratamento deve ser indicado com cautela para que não haja risco de afetar a polpa dental.
  • Futuras mamães devem esperar até o fim da gestação, pois não existem dados suficientes que comprovem a segurança do procedimento para gestantes.
  • Aqueles que possuem muitas restaurações dentárias ou prótese, precisam ser orientados quanto à necessidade de refazer os trabalhos após o clareamento já que os dentes vão clarear e os materiais restauradores não.

Pós Tratamento

Para o efeito durar bastante tempo é preciso fazer uma mudança nos hábitos pessoais.

  • Evitar o excesso de alimentos que contenham corantes. Ex.: café, refrigerante, vinho, ketchup, açaí, etc.
  • Investir em alimentos saudáveis no lugar dos industrializados.
  • Consultar seu dentista para revisões periódicas.
  • Manter a higiene oral após todas as refeições.

 



Veja também