Adriana Matiotti


Cirurgiã Dentista Especialista em Prótese e Implantes Dentários. Formada em Odontologia na instituição de ensino UFRGS. Estudou Especialização em Prótese Dentaria na instituição de ensino PUCRS.

Matérias do autor


29 de março de 2022

Tempo de Leitura: 2 minutos

Como a falta de dentes interfere na sua saúde


Nossas arcadas dentárias são estruturas essenciais do nosso organismo. É através da língua, lábios, dentes e da musculatura facial que podemos executar funções fundamentais para nossas vidas, como sorrir, falar e mastigar.

A formação de 32 dentes e sua correta posição é que nos permite executar essas funções perfeitamente. Dentes saudáveis, bem posicionados e alinhados produzem um belo sorriso. O sorriso é fundamental para o bom humor e bem-estar, para quem o transmite e para as pessoas que estão ao seu redor.

Ao mesmo tempo, a nossa saúde está diretamente ligada à nossa nutrição, aos tipos e quantidades de alimentos que ingerimos. Muitas vezes não nos conscientizamos que são os ingredientes da nossa dieta que irão se transformar nas nossas células, no sangue que circula nos vasos, nos tecidos, pele e em todos nossos órgãos.

Os alimentos que ingerimos se transformarão em nós mesmos, formarão nosso organismo e nutrirão nosso cérebro.

A porta de entrada dos alimentos é a boca. A língua e os dentes, juntamente com a saliva, iniciarão o processo digestivo ainda na cavidade oral.

Para que possamos mastigar e digerir bem os alimentos é necessário que os dentes estejam em ótimo estado, proporcionando força e engrenamento suficientes para triturar bem os alimentos e auxiliar o processo digestivo.

Uma dieta balanceada é composta de vários tipos de alimentos, frutas, legumes e grãos. Boa alimentação exige dentes saudáveis e que produzam a força necessária para que a mastigação seja eficiente. Ausência de dentes, sensibilidade dentária e dor ao mastigar, limitam a escolha de alimentos. Próteses em mau estado também dificultam a mastigação, e quando esses problemas ocorrem em idosos a nutrição começa a ficar comprometida e não tarda a prejudicar o estado geral de saúde.

Na terceira idade é muito importante o prazer à mesa e a variedade de alimentos. A capacidade mastigatória auxilia a manter a dieta saudável e consequentemente reflete na saúde de todo o organismo.

Por isso, cuide sempre muito bem de seus dentes. Se dentes foram extraídos, procure substituí-los através de implantes ou outro tipo de prótese. Cáries e inflamações devem ser tratados também precocemente, pois não param de evoluir e os danos sempre se agravam. As retrações de gengiva e outros problemas que dificultam a mastigação também devem ser solucionados para que a mastigação permita uma excelente alimentação.

 



Veja também