Adriana Matiotti


Cirurgiã Dentista Especialista em Prótese e Implantes Dentários. Formada em Odontologia na instituição de ensino UFRGS. Estudou Especialização em Prótese Dentaria na instituição de ensino PUCRS.

Matérias do autor


31 de julho de 2023

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Como os Implantes dentários auxiliam a manter a estrutura óssea dos maxilares


Para a manutenção da saúde geral do organismo é importante que não haja falta de dentes nas arcadas dentárias. A mastigação eficiente dos alimentos é muito importante para uma boa nutrição e, consequentemente, para o bom desempenho das atividades diárias.

A perda de um ou mais dentes pode acontecer por fatores como  doença periodontal, caries, fraturas de raízes ou acidentes traumáticos. Existem ainda em casos em que o dente permanente não se formou, por uma falha genética.

Quando um dente for perdido ou estiver faltando, ele deve ser substituído por uma prótese, que é um dente artificial. Sempre que possível, a substituição será feita por um implante dentário. O implante terá vantagem sobre as outras técnicas existentes.

Sabemos que os dentes estão na boca com suas raízes dentro dos ossos maxilares, e quando um dente é perdido, a tendência é de que a estrutura óssea que circunda as raízes sofra atrofia.

Como os implantes dentários são instalados dentro dos ossos maxilares, eles terão a mesma função de uma raiz dentária. Desta forma o tecido ósseo será estimulado através da mastigação que manterá sua forma e espessura.



Veja também