Solange Marques


Empresária, consultora de imagem e estilo. Pós graduada em Marketing de Moda pela UPF; Apaixonada por moda; 24 anos de experiência; Proprietária da Solange Marques Multimarcas; Loja especializada em adaptar as tendências ao estilo e à personalidade de suas clientes.

Matérias do autor


9 de novembro de 2020

Tempo de Leitura: 3 minutos

E a questão é…Como ter estilo, sem perder minha personalidade?


Não necessariamente você precisa comprar muitas roupas para conseguir um look incrível, essa é mais uma questão de saber como trabalhar o que você tem no seu guarda-roupa, assim como, o quê e onde comprar o que você precisa, de forma consciente. As dicas auxiliam você a ter um estilo incrível, condizente com sua personalidade e estilo e, melhor ainda, sem precisar “gastar” muito.

Dica nº 1: Pratique o autoconhecimento
Conhecer-se é o primeiro passo para o vestir-se. Sabe por quê??? O que você veste revela muito sobre você, seu estilo e personalidade. Quando você se veste de acordo com o que gosta, sua autoestima aumenta, você se sente bem e confiante em suas ações. Quando o assunto é moda, autoestima e autoconfiança são fundamentais!

Dica nº 2: Avalie a ocasião antes de escolher o look
Nem todas as mulheres gostam ou “sabem” usar um salto alto e não há problema algum em usar roupas confortáveis o tempo todo. No entanto, não há coisa pior que chegar em um espaço com a roupa inadequada, não é mesmo??? Mesmo quando a ocasião nos parece informal, é desejo da mulher aparecer bem vestida e sentindo-se bem. Assim, o famoso “com que roupa eu vou?” é sempre bem-vindo para evitar situações desagradáveis com a escolha do look.

Dica nº 3: Os detalhes fazem a diferença
O cuidado com os cabelos, as unhas bem feitas e acessórios que combinem com o look faz toda a diferença. Experimente, por exemplo, colocar um máxi brinco ou um máxi colar, quando estiver de jeans e camiseta. Ou mesmo, trocar o tênis por um salto alto, só para variar. Que tal investir em um olho bem marcado com rímel? Ou mudar a cor do batom? Não tenha dúvidas de que tudo isso faz muita diferença e você irá se sentir muito mais bonita e confiante.

Dica nº 4: Esteja aberta a novidades, sem perder sua essência
O mundo da moda muda constantemente e de forma cíclica, ou seja, a moda vai e volta, numa rapidez incontrolável. Essas rápidas mudanças e tudo que é novo nesse fascinante mundo da moda pode e deve ser usado por você, mas com cautela, sem se jogar no “diferente”, sem perder sua essência e estilo pessoal. Use apenas o que combina com você. Antes de escolher algo novo para compor seu look, pergunte-se: Isso tem a ver comigo??? É uma roupa que me representa? Não tem erro!!!

Dica nº 5: Combine cores a seu favor
Ainda que você não viva sem um look todo “pretinho básico” ou então que adore se vestir com um look todo colorido, vale a pena pensar bem nas cores que irá escolher e aquelas que lhe favorecem mais, ressaltando olhos, cabelos, cor da pele, entre outros. Os acessórios são também aliados importantes no momento da escolha das cores, podendo fazer composições e dando o toque de cor que você procura. Descubra quais paletas de cores ficam melhor em você e aposte nelas sem medo. Um personal stylist pode lhe auxiliar muito nesse assunto.

Dica nº 6: Invista também em peças básicas no seu look
Por mais que aquela peça incrível nos enche os olhos e o desejo de tê-la em nossas composições é fortíssimo, investir também em peças básicas e atemporais é fundamental. Muitos dos looks cheios de estilo e personalidade que você vê por aí são criados justamente com essas peças atemporais e básicas. E isso, com certeza, você deve ter no seu armário. Esse é o momento de olhar o que você tem e procurar montar diferentes composições com as suas peças básicas – e, inclusive, as suas referências vão ajudar muito com isso.

 

Dica nº 7: Busque referências
Abra o Pinterest, o Instagram, veja revistas de moda, programas de televisão e comece a buscar por referências com as quais você se identifica. Mais do que pensar em peças desejo, pense sobre as peças que você já tem e quais outras poderiam compor os looks, para uma produção mais parecida com o que você deseja. Olhe para o seu armário, revire-o, puxe peças guardadas que você já não usa. Nada melhor que boas referências para garantir um look moderno e com a nossa cara.

Dica nº 8: Por fim, organize o seu armário
Após as demais dicas estarem em ação, é hora de repaginar o armário e colocar pra fora tudo aquilo que já não faz parte das composições desejadas. Abra espaço para o novo, para os looks que traduzirão o seu novo momento. Com um espaço organizado, fica mais fácil visualizar as peças e entender o que combina com o quê, quais as peças que você mais usa, aquelas que estão só ocupando espaço no seu armário e as que você nem lembrava que tinha, mas que gostaria de usar de novo. Você ainda consegue se planejar para saber os investimentos que você vai ter que fazer em novas peças. Organização do armário e estilo tem tudo a ver!!!

 

 



Veja também