Indiamara Caumo


• Graduada em Psicologia; • Pôs graduanda em Especialização em Dinâmica das Ralações Conjugais e Familiares; • Pela Faculdade Meridional – IMED de Passo Fundo/RS • Possui experiência em Psicologia Clínica, (orientação sistêmica) • Atua em consultório particular e realiza assessoria à instituições escolares. • Atua com a psicoterapia individual, Psicoterapia destinada à casais, atendimento familiar, adolescente e terapia sexual. • Atua com grupos de orientação de pais e orientação vocacional; • Atua em orientação financeira para pais, crianças e adolescentes.

Matérias do autor


8 de março de 2021

Tempo de Leitura: < 1 minuto

MULHER


Quando se fala a palavra mulher lembramos de palavras associadas como: emoção, afeto, maternidade, TPM (sabemos que os hormônios entram em ebulição), relacionamentos, sexualidade, poderíamos associar inúmeras palavras; vivenciamos na atualidade uma mulher que está sempre se reinventando, sabemos que já houve muitas conquistas, mas há muito ainda, muitos desafios pela frente, como falamos na Psicologia “Não nascemos mulheres, nos tornamos mulheres”.

Vivenciamos transformações culturais, graças a mulheres fortes que abriram caminhos para nós no mundo atual. A mulher conquistou o direito de decidir; avanços de extrema magnitude. Essa data 08 de março foi reconhecida pelas Nações Unidas, sendo celebrada pela força, coragem e pela resistência de mulheres que fizeram história. Hoje quando podemos fazer algo que anteriormente era proibido e preciso lembrar de mulheres decididas no passado que nos possibilitaram através das lutas, muitas conquistas; as lutas são muitas, as vitórias a cada dia nos tornam mulheres investidas de poder.

Uma das grandes lutas ainda é a violência contra a mulher, essa luta ainda é pautada de grande dor; a grande conquista foi a Lei Maria da Penha, mas é preciso que mulheres unam-se cada dia mais, para que tenhamos maiores avanços. Como Psicólogas e mulheres temos um papel extraordinário nessa caminhada, nos regando de conhecimento para que a luta continue enfatizando a saúde mental da mulher, um grande dia para fazer essa reflexão.

Não podemos deixar de nos cuidar, praticar esportes, respeitar nosso tempo e procurar ajuda quando houver necessidade no âmbito psicológico e para seu próprio autoconhecimento.

Que não falte um batom e saúde mental! É isso que eu desejo para cada mulher nesse dia especial.

 



Veja também