Adriana Matiotti


Cirurgiã Dentista Especialista em Prótese e Implantes Dentários. Formada em Odontologia na instituição de ensino UFRGS. Estudou Especialização em Prótese Dentaria na instituição de ensino PUCRS.

Matérias do autor


10 de junho de 2021

Tempo de Leitura: 2 minutos

Namorados e os Cuidados com a Saúde da Boca e dos Dentes


O dia dos namorados já está chegando! Será que ainda dá tempo de colocar a saúde da boca em dia?

Os cuidados com a saúde da boca e dos dentes é superimportante. Para  ter a segurança de se aproximar do parceiro sem receio de estar com mau hálito ou com algum problema dentário, você deve manter as visitas regulares no dentista a cada 6 meses.

Qualquer adiamento de tratamento odontológico pode deixar você constrangido numa data especial, mas você ainda pode conseguir uma consulta  e se preparar para esta data romântica!

O dentista fará uma limpeza removendo tártaro e manchas nos dentes e se detectar algo mais grave como uma cárie ou inflamação gengival, um atendimento de urgência pode ser realizado minimizando o problema até a conclusão do tratamento.

Aqui trago algumas dicas e cuidados essências  pra você manter a boca saudável e curtir o dia com seu amor:

1)  Escolha uma escova de dente ideal para você. Ela precisa alcançar os dentes mais escondidos, ter cerdas arredondadas e macias.

2) Utilize creme dental com flúor, e se notar sangramento gengival, você já tem uma gengivite instalada. Procure seu dentista assim que possível!

3) Adotar uma alimentação saudável, com uma parcela de alimentos crus como frutas, verduras e sementes.

4) Use fio dental antes da escovação. Desta maneira os seus dentes ficarão livres dos restinhos de alimentos, dando espaço para que as cerdas da escova limpem a região.

5) Termine sua higiene fazendo bochecho com antisséptico bucal que contenha flúor.  Isso protege os dentes de bactérias, prevenindo problemas, como gengivite.

6) Previna-se das temidas cáries, evitando comer toda hora. A alta frequência de alimentos na boca (principalmente os mais açucarados) favorece a acidificação da saliva e a ação da placa bacteriana

7) A dor de dente pode ser evitada com visitas preventivas e acompanhamento do seu odontologista.

8) Após as refeições não esqueça de fazer a higiene bucal. Os restinhos alimentares que ficam na boca transformam-se em ácidos que podem destruir o esmalte dentário. Não deixe ultrapassar o intervalo de 30 minutos após a refeição para praticar a limpeza.

9) Evite alimentos pegajosos que grudam nos dentes, como balas e doces. Eles são mais propícios para formar as inimigas lesões cariosas.

 



Veja também