Jocélia da Rosa


Neuropsicopedagoga Clínica e professora da rede pública, há mais de 10 anos. Atua com avaliação e intervenção nas dificuldades e transtornos de aprendizagem, para cruanças e adolescentes, realizando também acompanhamento escolar.Graduada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia Clínica, Análise do Comportamento Aplicada - ABA, Educação Especial, Psicologia Infantil e Reabilitação Neuropsicológica para idosos.Seu consultório dia na Rua Cipriano Ribeiro da Luz, 106, sala 804, no Centro Profissional do Planalto, em Carazinho/RS.

Matérias do autor


11 de abril de 2024

Tempo de Leitura: 2 minutos

Nova colunista – Jocélia da Rosa: Trajetória e Inovação em Neuropsicopedagogia


Olá, prazer eu sou Jocélia da Rosa, mas pode me chamar de Jô. Mãe da Ana Flávia, esposa do Vanderlei. Pra quem não me conhece, sou Neuropsicopedagoga Clínica e professora da rede pública, há mais de 10 anos. Atuo com avaliação e intervenção neuropsicopedagógica no Instituto de Psiquiatria e Psicoterapia. Auxiliar crianças e adolescentes com prejuízos pedagógicos sejam eles causados por transtornos específicos de aprendizagem ou transtornos do neurodesenvolvimento, além de orientar pais e professores sobre questões específicas que envolvem a aprendizagem, são os fatores que impulsionaram a abertura do consultório.

Com o início das atividades em janeiro de 2015, o consultório conta com a neuropsicopedagoga Jocélia da Rosa, graduada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia Clínica, Análise do Comportamento Aplicada – ABA, Educação Especial, Psicologia Infantil e Reabilitação Neuropsicológica para idosos. Seus principais serviços são a avaliação e intervenção neuropsicopedagógica. O primeiro consiste em analisar e compreender como o indivíduo aprende, quais suas principais dificuldades, em que estágio de desenvolvimento ele está e se esse estágio é compatível com o que se espera para a idade, dentro dos marcos do desenvolvimento. São avaliados aspectos como atenção e funções executivas, linguagem e habilidades acadêmicas e comportamento.

Foto: Daniel Tatsch

Para os indivíduos que possuem um desempenho escolar deficitário, a intervenção correta também ajudará na baixa auto estima que eles geralmente apresentam. Torna-se difícil para a escola acompanhar sozinha e tão de perto essas dificuldades, já que além de individuais, são muito específicas. As intervenções, por sua vez, sejam quais forem as limitações no processo de aprendizagem, são necessárias.

Neste ano de 2024, estamos com novidades, após concluir o curso de extensão em Reabilitação Neuropsicológica para idosos, para melhor atender os idosos que necessitam de estimulação cognitiva. O grande diferencial do consultório é a busca constante pela atualização de métodos, teorias, técnicas, escalas e instrumentos. Utilizar em suas práticas testes cientificamente comprovados, com o respaldo dado hoje pela neurociência na aprendizagem, que, em termos gerais, é o estudo de como o cérebro aprende.

Jocélia da Rosa
Neuropsicopedagoga

 



Veja também