Adriana Matiotti


Cirurgiã Dentista Especialista em Prótese e Implantes Dentários. Formada em Odontologia na instituição de ensino UFRGS. Estudou Especialização em Prótese Dentaria na instituição de ensino PUCRS.

Matérias do autor


1 de setembro de 2022

Tempo de Leitura: 2 minutos

O poder rejuvenescedor do sorriso


Conhecemos o ditado “Rir é o melhor remédio”, mas muitas vezes não nos damos conta da veracidade dessas palavras. Estudos avaliam a ativação e movimentação dos músculos faciais durante o sorriso que pode ter várias classificações, segundo o pesquisador norte-americano Paul Ekman. Alguns sorrisos são educados ou “ sociais” envolvendo músculos menores. Há também os sorrisos   sinceros ou  “emocionais”,  que utilizam mais músculos de ambos os lados da face.  Alguns trabalhos científicos indicam que em torno de 80 músculos do corpo podem ser movimentados numa risada bem dada.

Uma gargalhada libera imediatamente hormônios  que nos dão sensação de bem estar e relaxamento, beneficiando a saúde física e mental. O riso libera serotonina e endorfina e diminui a produção de hormônios ligados à inflamação e ao estresse, como o cortisol, auxiliando a prevenir doenças cardiovasculares.

Um estudo da Universidade Loma Linda, nos Estados Unidos, mostrou que o riso aumenta a produção de HDL, o bom colesterol, que tem o papel de remover o excesso de colesterol dos tecidos e da corrente sanguínea, diminuindo o risco de infartos e AVC.

Pesquisadores franceses, afirmaram em 2017, que quando sorrimos, a elasticidade da pele melhora, combatendo rugas e flacidez. O riso ativa a circulação sanguínea e a hidratação da pele, reduzindo os efeitos do envelhecimento.

Entre outros benefícios, o poder rejuvenescedor do sorriso mantém o ph do sangue alcalino, o que faz com que as células consigam guardar nutrientes em quantidades adequadas para realizar suas funções. Quando estamos infelizes, o ph do sangue se torna ácido, o que é prejudicial ao organismo.

Além de não ter contra-indicações, o riso é gratuito e acessível, fortalece o sistema imunológico, aumenta a energia e auxilia a diminuição de dores. Sorrir nos ajuda a enfrentar aquele dia em que as coisas não andam como gostaríamos e auxilia a diminuir a intensidade das emoções negativas como a tristeza e a raiva.

Para que todos esses efeitos do sorriso se apresentem no organismo no seu maior potencial, é necessário que seja genuíno, espontâneo, que transmita suas emoções com verdadeira intensidade. Neste contexto, incentivamos o cuidado com a saúde bucal, pois sabemos como os problemas dentários e gengivais podem impedir que o riso seja  espontâneo.

Aconselho eliminar cáries e infecções que podem causar má aparência e mau hálito. Gengivite e tártaro também produzem mal estar e dor. Esses e outros problemas orais podem causar constrangimento e vão impedir o  ganho e todos os benefícios que o sorriso traz ao organismo. Da mesma forma, se faltam dentes na arcada ou se você não gosta da aparência seus dentes. Não deixe o tempo passar, usufrua dos tratamentos disponíveis e comece a sorrir com confiança.

O sorriso é o  melhor produto de beleza para seu rosto. Rejuvenesça sorrindo!

 



Veja também