Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/contatovip/www/wp-includes/post-template.php on line 317
O que é ter saúde mental?

Indiamara Caumo


• Graduada em Psicologia; • Pôs graduanda em Especialização em Dinâmica das Ralações Conjugais e Familiares; • Pela Faculdade Meridional – IMED de Passo Fundo/RS • Possui experiência em Psicologia Clínica, (orientação sistêmica) • Atua em consultório particular e realiza assessoria à instituições escolares. • Atua com a psicoterapia individual, Psicoterapia destinada à casais, atendimento familiar, adolescente e terapia sexual. • Atua com grupos de orientação de pais e orientação vocacional; • Atua em orientação financeira para pais, crianças e adolescentes.

Matérias do autor


1 de fevereiro de 2021

Tempo de Leitura: 2 minutos

O que é ter saúde mental?


Você já fez essa pergunta! O que é área da saúde mental no seu entendimento? Ultimamente estamos ouvindo muito em tempos de pandemia, falava-se antes, mas não com tanta intensidade. Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde) nos transmite que é aquele indivíduo que tem a capacidade de lidar com os sentimentos, seja ele positivo ou negativo, saúde mental é muito mais do que a ausência de “doença mental”.

Nos últimos tempos é preciso cuidar da saúde mental como o indivíduo cuida do corpo, da saúde bucal, entre outras, a uma grande parte da população que precisa desse cuidado com a psicologia social, entretanto existe avanços, mas de maneira lenta, devido a problemas de ordem social; ainda terá que percorrer avanços mais significativos para que tenha efeitos de forma satisfatória, que pessoas com maior vulnerabilidade possam sentir os efeitos da saúde mental saudável. Assim a psicologia percorre um caminho lindo, concedendo a todo ser humano esses efeitos em sua qualidade de vida. Estar bem consigo mesmo e com outras pessoas, embora passe por inúmeras fases, ciclos de vida, podendo perceber que com saúde mental o caminho torna-se mais leve e harmonioso, possibilitando a esse indivíduo lidar com suas adversidades do dia a dia, aprender a lidar com sua raiva, suas perturbações, seus traumas, que viveram desde o seu nascimento ou que vivem em seu presente momento, sendo oriundos desse passado que trazem dor e sofrimento; Aprendendo a perceber que todos têm suas limitações, dando a si mesmo a chance de ser feliz, através de um processo terapêutico, que sua saúde mental seja reestabelecida.

Esse momento pandêmico ocorre maior ansiedade, devido a essas turbulências, causando incertezas, pessoas que estão passando por inúmeras dificuldades em todos os setores da sua vida, o isolamento social está trazendo muitas fobias, traumas, e muitas outras denominações… o futuro é incerto, muitas inseguranças, tornando indivíduos estressados e com sintomas em relação a tudo, e soma-se com outros desafios que já estavam enfrentando, com aquilo que trazem de seu passado que não foi resolvido, Acaba formando uma série de ocorrências que precisam ser tratadas, para que não seja transformada em doenças físicas chamadas no âmbito da psicologia de doenças psicossomáticas.

Mais do que nunca é necessário cuidar de seu interior, de forma que seu autoconhecimento seja libertador, acompanho a busca, sendo assim como profissional da área quero afirmar que através de estudos científicos, pesquisas acadêmicas, e muitas evoluções em nossa área, quero ressaltar que esse autoconhecimento seja através com profissionais que se dedicam a aperfeiçoar o profissional, para que esse processo seja de forma cuidadosa. Sendo assim pesquise sobre esse profissional se está cadastrado junto ao CRP, seu cadastro junto a esse órgão, dando origem a sua especialidade, seja cauteloso ao procurar um profissional, comece por esse item, a sua pesquisa, para seu crescimento seja verdadeiro.



Veja também