Lici Anjos


Consultoria Financeira Consultoria em Gerenciamento de Emoções Programa de Desenvolvimento de Liderança Melhore sua capacidade para produzir, gerenciar e alavancar resultados; Desenvolva autoconfiança, autoestima, segurança e motivação.

Matérias do autor


29 de dezembro de 2020

Tempo de Leitura: 4 minutos

O que fazer para criar os resultados que você deseja em sua vida pessoal e profissional


O ano de 2020 foi certamente desafiador para todos nós. A vida apresenta as mais variadas formas de adversidade, e naturalmente gera a sensação de incapacidade de enfrentar momentos de incertezas e angústias. Se você não está preparado com um planejamento financeiro ou até mesmo um planejamento estratégico para a vida, diante destas circunstâncias pode entrar em um nível elevado de estresse. Muitas pessoas ficam abatidas, desanimadas, tomadas pela queda da energia vital, que é determinante para manter a coragem, autoestima e motivação. Se você sente que está apenas sobrevivendo, é um grande alerta que sua energia vital está baixa e não está sentindo o prazer de viver. Não está em busca do seu propósito de vida, da realização de seus sonhos e objetivos.

Para estabelecer objetivos é fundamental ter em mente que estes precisam ser mensuráveis. Então não basta você querer ser feliz, você precisa ter claramente o que é ser feliz para você. Somos os comandantes de nossa vida e temos o direito de viver em harmonia plena. A felicidade é uma escolha. Somos todos dotados dos recursos necessários para enfrentar as adversidades que surgem no decorrer de nossa vida e ir em busca de soluções rumo aos nossos sonhos, metas e objetivos desejados. Neste processo de busca da realização dos sonhos é extremamente importante o autoconhecimento: reconhecer suas fraquezas, habilidades, pontos fortes e acima de tudo acreditar que és merecedor do sucesso. Ao criar um propósito, una com a força do poder pessoal te impulsionando ao encontro das oportunidades. É importante saber que para ter resultados precisa ter objetivos.

Para cada objetivo, lembre-se que deve considerar três esferas: Financeira, mental e física:

Na esfera financeira, defina um valor que trará a sua liberdade financeira, e quanto irá precisar investir para a realização dos seus sonhos e objetivos. (Ter educação financeira para não passar necessidades);

Na esfera mental, defina o que precisa fazer para manter sua saúde mental para atravessar as adversidades que poderão surgir ao longo de sua trajetória. (Saiba controlar suas emoções, atitudes e ações);

Na esfera física, estabeleça metas de como sua aparência estará alinhada com seu propósito tendo uma personalidade atraente e positiva (imagem pessoal, peso, isenção de doenças).

Lembre-se:

  • Do poder da lei da atração: O que eu quero, planejo, penso e ajo, eu consigo.
  • Para cada objetivo, defina um tempo para realização. Assim como investimentos financeiros há um tempo para retorno, os investimentos pessoais também.
  • Para tudo na vida há um tempo para acontecer. Essa é a chamada lei da gestação.
  • Lei na compensação (O que você pode dar em troca para o universo, para receber a bênção de atingir os objetivos?)

 

Objetivos definidos é hora de planejar as ações diárias, mensais e anuais que deverá realizar para atingir seus objetivos. Este plano de ação poderá ser bem detalhado, incluindo metas, prazo, ações a serem realizadas e status.

Nunca esqueça: A realização de seus objetivos depende exclusivamente de você. Aceitar as responsabilidades irá te aproximar da realização. Simplificar a vida, otimizar tempo, energias e recursos são essenciais.

Faça sempre a auto avaliação de como você está em relação aos seus objetivos e aos demais comportamentos influenciadores e faça um plano de ação para melhoria contínua.

Há três aspectos que estão interligados e são de grande importância para a realização pessoal e profissional: a autoestima, a inteligência emocional e a resiliência.

A AUTOESTIMA é a confiança na própria capacidade de pensar, refletir, escolher, tomar decisões e enfrentar os problemas tendo uma atitude afirmativa diante da vida e do direito de ser feliz. É conhecida como o combustível emocional que define nossa capacidade de SER e AGIR diante das pessoas e do mundo, impulsionando na obtenção de resultados e satisfação em nossas realizações.

A INTELIGENCIA EMOCIONAL é relevante no processo de criação e desenvolvimento de um planejamento estratégico eficaz, efetivo e eficiente, propiciando melhores condições de definição de objetivos, analisando barreiras e identificando soluções. É o equilíbrio entre a razão e a emoção. O equilíbrio emocional é um dos grandes segredos para o sucesso. Uma pessoa com inteligência emocional mais fortalecida ou desenvolvida, possui competências e habilidades como: Autoconsciência – reconhecimento das emoções sentidas; Autogerenciamento – administração das emoções; empatia – compreensão das emoções do outro; habilidade social – resolução de conflitos e gerenciamento emocional de pessoas; Liderança – desperta nas pessoas o melhor delas em direção a realização de objetivos.

A RESILIÊNCIA é a capacidade que uma pessoa tem de atravessar as adversidades, superando as dificuldades, saindo fortalecida e transformada positivamente. Pessoas resilientes se antecipam as crises, preveem mudanças e se preparam para elas com firmeza de propósito e integridade. Pessoas resilientes possuem cinco características:

  • Positividade: Enxergam a vida como um grande desafio e cada experiência como um aprendizado.
  • Foco: Sabem o que desejam, onde estão e onde querem chegar. Tem um projeto de vida e um bom plano de ação para seguir até a realização de seus objetivos.
  • Flexibilidade: Conseguem superar as decepções e reconhecem seus limites e capacidades de superar as dificuldades.
  • Organização: Otimizam o tempo. Diante de situações conflitantes procurar encontrar as melhores soluções para tomada de decisões assertivas.
  • Pro ação: Tomam iniciativas e tem capacidade para resolver conflitos através do dom da persuasão.

Mesmo que pequenas nuvens tirem a visibilidade de seus objetivos, acredite em você! Você merece o sucesso, não deixe a vida passar sem ter um propósito. Vá em busca dos seus sonhos. Tenha ATITUDE! É por meio dela que se produz o resultado desejado moldando sua vida pessoal e profissional. Coloque em prática o que sabe e acredita, suas decisões e seu foco com intenção de produzir o resultado que deseja em sua trajetória.

 ► Faça de 2021 o ano da sua coroação ao sucesso.

Permaneço a disposição para ajudar você a realizar seus objetivos e trilhar o caminho do sucesso pessoal e profissional. Seja quem você quer ser! Tenha a vida que você merece!

 

 



Veja também