Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/contatovip/www/wp-includes/post-template.php on line 317
Planejamento Financeiro e sua importância para uma melhor qualidade de vida.

Lici Anjos


Consultoria Financeira Consultoria em Gerenciamento de Emoções Programa de Desenvolvimento de Liderança Melhore sua capacidade para produzir, gerenciar e alavancar resultados; Desenvolva autoconfiança, autoestima, segurança e motivação.

Matérias do autor


4 de novembro de 2020

Tempo de Leitura: 2 minutos

Planejamento Financeiro e sua importância para uma melhor qualidade de vida.


Mas afinal o que é fazer um planejamento financeiro? De forma bem prática e simples: É aprender a cuidar do seu dinheiro, priorizando os gastos com sabedoria, se comprometendo com o equilíbrio entre a realização de sonhos e a independência financeira. Eu gosto de dizer que fazer o planejamento financeiro é tangibilizar os sonhos, porque quando eu faço meu planejamento financeiro eu estou também: Planejando a vida, realizando sonhos, priorizando projetos, tendo objetivos financeiros, proteção de vida (bens e seguros), investimentos, educação e disciplina financeira, investimentos que me trarão rentabilidade, aposentadoria com mais tranquilidade, menos dívidas e mais rentabilidade financeira.

Tudo começa na análise comportamental. Pois muitas vezes não é o salário, as receitas mensais que são insuficientes, e sim a falha está na forma que administra esses recebíveis.

Muitas vezes a falta de consciência financeira e disciplina é o maior causador de déficit financeiro na vida pessoal e também nas organizações.

Entender a ansiedade da pessoa é o ponto principal para um planejamento financeiro com sucesso. Pois há pessoas que por não conseguir gerenciar suas emoções acabam não conseguindo ter foco naquilo que realmente é importante priorizar. Acabam consumindo além do necessário, sem planejamento, por um impulso, por atribuir o consumo como algo que vai sanar aquela “falta” aquele sentimento naquele momento.

Eu gosto de fazer uma entrevista com meu cliente antes de começar a implantação do gerenciamento financeiro. Ressalto a importância de se levar em conta a identificação das necessidades do cliente, também coletando informações como seu histórico dos últimos anos, experiências, desafios profissionais, experiências com finanças, análise comportamental, e toda coleta quantitativa e qualitativa assim identificando as dores e origens, para fazer meu trabalho de forma mais eficaz garantindo a satisfação do meu cliente e que ele tenha uma qualidade de vida melhor e assim possa ter a vida que ele realmente deseja.

O maior mal invisível não é gastar mais do que ganha; mas sim gastar tudo o que ganha. Porque enquanto está com saldo nem positivo, nem negativo, não consegue visualizar que é necessário parar onde está, fazer um planejamento e assim agir de acordo.

As pessoas que estão com problemas financeiros, acabam tendo efeitos negativos também em sua saúde, produtividade e relacionamentos. É o efeito estresse financeiro.

Profissionais com estresse financeiro, tem 5 vezes mais distração no trabalho. Não consegue manter o foco. É comprovado que os gestores de equipes passam 5 horas/semana tentando resolver problemas financeiros e empresas que investem no bem estar financeiro, as equipes são 235% mais eficientes.

*fonte de pesquisa: InfoMoney, Setembro 2020.

Vou citar alguns dos maiores benefícios da implantação de um programa de conscientização financeira dentro de empresas:

  • Foco no trabalho: Aumento da produtividade;

  • Redução da distração no tempo de trabalho: Resultados esperados, metas atendidas;

  • Profissionais motivados: Sem dívidas, trabalham para multiplicar riquezas e realizar sonhos;

  • Menor reincidência de insatisfação salarial: Reajustes salariais são realizados por méritos;

  • O programa de conscientização financeira pode ser usado como um benefício oferecido para os colaboradores; pois certamente irá reduzir impostos com folha de pagamento devido a reincidências de reajustes salariais e demissões.

Todos os dias lembre-se: Você pode muito, você pode mais do que já conseguiu até aqui.

Comece hoje a viver a vida que você sempre sonhou; pois com disciplina e planejamento você começara a obter melhores resultados diariamente. Acredite no seu poder de ação e faça a sua vida realmente acontecer e do jeito que você sempre sonhou.

 

Lici Anjos – CRC/RS 083076

Consultora financeira e em gerenciamento emocional

 



Veja também