Adriana Matiotti


Cirurgiã Dentista Especialista em Prótese e Implantes Dentários. Formada em Odontologia na instituição de ensino UFRGS. Estudou Especialização em Prótese Dentaria na instituição de ensino PUCRS.

Matérias do autor


24 de agosto de 2021

Tempo de Leitura: 2 minutos

QUAL A ORIGEM DOS PROBLEMAS DENTÁRIOS?


Você já deve ter muitas vezes se perguntado: Por que meus dentes doem? Por que minhas gengivas sangram? Por que o dentista extraiu meu dente quando eu era criança? De onde vem o mau hálito?

A odontologia segue em avanços constantes e os tratamentos podem resolver quase todos esses problemas. Mas de onde eles vêm e como evitá-los?

Com exceção dos problemas de mau posicionamento dos dentes (dentes tortos) e de fraturas ou perdas causadas por acidentes, a maioria das doenças orais tem a mesma origem. São causadas por bactérias. Essas bactérias formam um filme ou película que adere ao dentes e por isso precisamos escovar os dentes diariamente e várias vezes ao dia.

Mesmo escovando os dentes, algumas bactérias permanecem na e se multiplicam a cada instante colonizando a superfície dentária.

São 2 os principais problemas que ocorrem na boca: a gengivite e a cárie.

Uma pequena cárie não tratada evolui e atinge a polpa do dente, por exemplo. Isto causa dor, e a dor pode ser muito intensa em virtude da inflamação causada à parte viva do dente. O tratamento de canal será então necessário. Porém um dente que sofreu este tratamento se torna frágil, pois muita estrutura foi perdida na remoção da cárie que envolveu uma grande porção do dente. Mesmo restaurado, as finas paredes que restaram ficarão sujeitas a fratura quando mordermos uma bala ou algum alimento duro.

Se o dente quebra será necessário um reparo de sua estrutura. Para reconstruir o dente será necessário uma coroa ou jaqueta, que é um dentinho artificial.

Em casos mais graves, até a raiz do dente pode cariar e ficando fraca não terá como sustentar um dente artificial. Aí será necessária a extração da raiz e um implante fará a substituição.

Até aqui já podemos concluir que um tratamento de canal, uma jaqueta, extração e implante, são todos tratamentos necessários  em decorrência da cárie, que foi causada por bactérias que habitam a boca.

Da mesma forma, a gengivite é uma inflamação causada por bactérias específicas que se depositam ao redor dos dentes, sobre a gengiva. Quando esta inflamação evolui, as bactérias se aprofundam ao redor da raiz dos dentes, causando a periodontite. A periodontite por sua vez, se não tratada, irá comprometer o osso de suporte dos dentes e, num estágio avançado os dentes vão afrouxar e em muitos casos a sua perda será inevitável .

Assim como os implantes, as próteses ou pontes fixas e removíveis e também as dentaduras, servem para repor os dentes que chegaram ao ponto de serem extraídos por não terem mais condições de serem tratados.

Todos esses danos acontecem pela evolução de uma contaminação bacteriana e que podem ser evitados se a correta higienização da boca e dos dentes for realizada com frequência diária e várias vezes ao dia. Além disso, ao notar qualquer sintoma, como dor e sangramento, não espere para procurar o dentista. Mas é importante lembrar, e vou frizar aqui, que muitas vezes os problemas dentários podem se instalar e evoluir sem sintomas.

Por causa disto para manter a sua saúde oral e evitar complicações dentárias as visitas ao dentista devem ser realizadas  pelo menos a cada 6 meses.

 



Veja também