Adriana Matiotti


Cirurgiã Dentista Especialista em Prótese e Implantes Dentários. Formada em Odontologia na instituição de ensino UFRGS. Estudou Especialização em Prótese Dentaria na instituição de ensino PUCRS.

Matérias do autor


11 de janeiro de 2022

Tempo de Leitura: 2 minutos

A Importância da Odontologia para os Pacientes da Terceira Idade


A população idosa tem crescido significativamente no mundo e no Brasil. Muitas vezes este aumento de anos de vida não se tem refletido em vida saudável. A odontologia tem a função importante de proporcionar ao idoso o envelhecimento com mais saúde. Dentes saudáveis são determinantes para que o paciente geriátrico possa se alimentar adequadamente. Alimentos fibrosos e nutritivos exigem que os dentes estejam em boas condições para serem triturados e permitirem boa digestão.

É importante o trabalho preventivo para evitar cáries, infecções, dor e perda dos dentes, no sentido de conforto, eficiência mastigatória e também para manter a autoestima em alta nos idosos. A conscientização dos familiares e dos cuidadores para o cuidado com a higiene dos pacientes idosos que já não tem autonomia para realizar esta função é de extrema importância.

Os idosos estão sujeitos a várias moléstias dentais como inflamações gengivais, doenças periodontais e muito propensos a cáries de raiz. Fraturas dentárias e estomatites também são recorrentes nesta faixa etária. Esses problemas podem se agravar em pacientes geriátricos em função de diversos fatores. Fisiologicamente, ocorre diminuição do fluxo salivar, o que favorece as estomatites e desenvolvimento de cáries, as gengivas tornam-se mais delicadas e menos espessas, favorecendo a ocorrência de recessões gengivais e de doenças relativas ao periodonto.

Como a maioria dos idosos no Brasil é portadora de próteses dentais, com a menor lubrificação, o idoso fica sujeito a maior incidência de feridas nas mucosas em função de próteses em mau funcionamento. Além de todos estes fatores, a maioria dos idosos apresenta doenças crônicas e utilizam medicamentos que interferem na produção do fluxo salivar e favorecem a instalação de diversos problemas e doenças dentárias.

A função do dentista odontogeriatra é diagnosticar corretamente os problemas odontológicos e indicar o tratamento mais adequado, considerando as particularidades de cada indivíduo. A odontologia é importante para o idoso, pois poderá diminuir a influência de muitos dos fatores fisiológicos que afetam a cavidade oral, prevenir a perda de dentes e fraturas dentais, assim como tratar e evitar infecções que possam causar desconforto, dor e desnutrição.

Como muitos idosos utilizam medicamentos pra doenças crônicas, o dentista odontogeriatra pode auxiliar a reduzir os efeitos destes na cavidade e na saúde oral. O tratamento reabilitador com implantes e próteses bem confeccionadas pode proporcionar boa estética, mastigação adequada e auxilia a evitar desordens articulares.

Quanto melhor preparado estiver o dentista para realizar os tratamentos em idosos, mais benefícios a odontologia poderá trazer à esta parcela crescente da população que pelo aumento cada vez maior da longevidade, mais exigirá do cuidado com seus dentes de forma a preservar também sua saúde orgânica.

Acredito que nos próximos anos o cuidado e a prevenção que ocorre nos dias de hoje nas faixas etárias mais jovens será refletida na população idosa de um futuro próximo. Cabe a nós, dentistas, nos empenharmos em campanhas de esclarecimentos relativas a importância dos cuidados com os dentes e da saúde oral e do seu reflexo no organismo dos idosos.

Adriana Matiotti – Especialista em Prótese Dentária e Implantodontia



Veja também