Brasil: um país de ansiosos!


Matérias do autor


3 de janeiro de 2020

Tempo de Leitura: 2 minutos

Brasil: um país de ansiosos!


De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), os transtornos de ansiedade são caracterizados por medo e ansiedade excessivos, além de perturbações comportamentais relacionados.

A última pesquisa publicada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e OPAS (Organização Pan Americana da Saúde), que avaliou as consequências dos transtornos mentais nas Américas (The Burden of Mental Disorders in the Region of Americas, 2018), coloca o Brasil no topo dos países com o maior número de pessoas ansiosas do mundo, seguido pelo Paraguai.

Diante dessa epidemia de ansiedade que atinge o país, principalmente na época de final de ano, orienta-se que, um indivíduo que não consegue realizar de forma satisfatória suas atividades rotineiras (trabalho, lazer, etc…), devido a um grau elevado de algum tipo de transtorno de ansiedade, deva ser orientado a procurar atendimento especializado, a fim de iniciar um tratamento o mais breve possível. A conduta terapêutica dependerá do grau de comprometimento que a pessoa esteja vivenciando em seu cotidiano.

Muitas vezes, dependendo da gravidade dos sintomas, apenas a psicoterapia, utilizando-se das técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), é o suficiente para abrandá-los, assim como há outros tipos de transtorno de ansiedade em que a medicação deve ser introduzida, por um médico especialista (preferencialmente um psiquiatra), além de conciliar um acompanhamento com um profissional de psicologia. Veja no quadro abaixo alguns exemplos de transtornos de ansiedade:

Transtorno de Pânico, o qual em muitas vezes tem seus sintomas confundidos com os de um infarto, e que se caracteriza, segundo o DSM-5, por ataques de pânico recorrentes.  Ataque de pânico é um surto abrupto de medo intenso ou desconforto intenso, alcançando um pico em poucos minutos de alguns sintomas relevantes, sendo eles: palpitações, coração acelerado, taquicardia, sudorese, tremores ou abalos, sensações de falta de ar ou sufocamento, dor ou desconforto torácico, náusea ou desconforto abdominal, entre outros.

Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social): medo ou ansiedade acentuada acerca de uma ou mais situações sociais nas quais o indivíduo é exposto a possível avaliação por outras pessoas. Pode aparecer também o temor em agir de forma a transparecer sintomas de ansiedade que possam ser avaliados negativamente, além de muitas outras manifestações que caracterizam este tipo.

O diagnóstico destes e de outros transtornos dependerá do número de sintomas apresentados, assim como um tempo mínimo de manifestação dos mesmos. Por isso, em caso de dúvidas, procure orientação com um profissional da área de saúde mental.

 

Daniel Saute
Psicólogo
CRP 07/31465



Veja também