“Carazinho por Escrito”: a cidade dentro de um livro


Matérias do autor


18 de janeiro de 2021

Tempo de Leitura: 2 minutos

“Carazinho por Escrito”: a cidade dentro de um livro


Carazinho por Escrito reúne crônicas, contos e poesias de 18 escritores locais versando sobre o local: Carazinho. Através de diferentes perspectivas, os autores propõem uma leitura pelas entrelinhas, lançando um olhar sobre a cidade para além das aparências e dos registros oficiais. São recordações, histórias, sentimentos, pensamentos e experiências que revelam Carazinho por ângulos tão plurais quanto singulares.

Organizado pela escritora Jana Lauxen e lançado pela Editora Os Dez Melhores, o objetivo do livro é justamente redescobrir a cidade, apresentando-a a quem não a conhece e reapresentando-a aos próprios carazinhenses, resgatando memórias e registrando histórias capazes de contar sobre o nosso tempo.

Há relatos reais, como o do autor que trabalhou com um fugitivo da Segunda Guerra Mundial de reputação questionável. Há homenagens que relembram o que já existiu e hoje não existe mais. Há as que celebram o que existe e resiste; o que ainda persiste. Tem fato, versão, poesia e ficção: assassinato no show de rock, o Grande Prêmio Automobilístico Estrada da Produção, a pandemia do novo coronavírus, a cidade de noite, o velho pinheiro cercado ao lado da rodoviária e até um estranho desaparecimento dentro do Museu Olívio Otto. Vozes que saem da galeria de arte, passam pela rua Expedicionário Claudino Pinheiro, chegam ao Cemitério Municipal e vão até o céu, por onde voam dragões que poucos conseguem ver.

A multiplicidade de olhares fica por conta da diversidade de autores, das mais diferentes idades, profissões e realidades – com apenas uma condição em comum: todos são ligados a Carazinho de um jeito ou de outro.

A ilustração de capa da obra também conta uma história por si só, e é assinada pela artista plástica carazinhense Vanessa Arendt, que trouxe um recorte especial de Carazinho, tornando impossível aos carazinhenses não (se) identificarem.

Por conta da pandemia, Carazinho por Escrito foi o primeiro lançamento 100% virtual da Editora Os Dez Melhores e durou todo o mês de novembro de 2020, ocorrendo por meio de ações on-line com a divulgação de trechos da obra, vídeos e uma série de lives com os autores, que seguem disponíveis no link www.facebook.com/janalauxen/videos.

O livro está disponível para venda com os autores e na livraria virtual da editora (www.livrariaosdezmelhores.com), com frete grátis para todo o Brasil, e também na Livraria Paroquial (Rua Bernardo Paz, 20), em Carazinho/RS.

Saiba mais sobre a obra, os textos, os autores e a cidade no endereço www.carazinhoporescrito.osdezmelhores.com.

 

Participam da obra:

Abelino de Campos * Ademar Nogueira de Oliveira * Afobório * Anderson Santos

Cami Teixeira * Carlos Eduardo Goodman * Charles Oto Dickel * Clarice Correa

Gigi Mombelli * Ilse Ana Piva Paim * Jana Lauxen * Joe Richard

Mari Schmitz e Valdemar Klein * Mônica de Oliveira * Rosemara Toledo

Sandra Catto Tombini e Nei Kerber * Silvana Xavier * Zeka Sixx



Veja também